AO VIVO: Lula anuncia Lewandowski como ministro da Justiça

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 às 11:43
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Ricardo Lewandowski. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (11) Ricardo Lewandowski como o novo ministro da Justiça. A ação ocorre após a saída de Flávio Dino, novo ministro do STF.

Na noite de quarta-feira (10), segundo informações do G1, o ex-STF aceitou aceitado o convite para assumir a Justiça após ter tido uma reunião com Lula. Flávio Dino também participou do encontro. “Estou indo para uma missão”, disse Lewandowski ao aceitar o convite.

O magistrado planejava uma temporada mais tranquila após deixar o Supremo, mas foi influenciado por amigos e familiares para aceitar o novo desafio profissional.

Aposentadoria

Lewandowski deixou o STF em abril de 2023, ao completar 75 anos. Após sua aposentadoria, ele passou a atuar como advogado e assumiu a presidência do Observatório da Democracia, da Advocacia-Geral da União (AGU), além de tornar-se membro do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

Este tribunal desempenha um papel importante na mediação de conflitos legais entre os países membros do bloco. Durante a semana, Lewandowski participou de eventos que marcaram o primeiro ano dos atos golpistas de 8 de janeiro, mas optou por não comentar sobre o convite quando questionado.

Seu nome para o Ministério da Justiça vinha sendo especulado nas últimas semanas, e segundo apurações do blog do Octávio Guedes, o ex-ministro do STF estava finalizando a escolha dos membros de sua equipe na pasta.

Possíveis influências na escolha de Lula

O ex-ministro do STF foi escolhido por Lula, que confia na “sensibilidade” e “expertise” de Lewandowski para abordar questões desafiadoras que o PT enfrenta. A decisão de trazer Lewandowski para a Esplanada dos Ministérios representa a introdução de uma figura com experiência no Judiciário, mas também com um histórico marcante como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

À frente do CNJ, Lewandowski destacou-se pela capacidade de implementar mudanças significativas no sistema judiciário, incluindo a introdução do mecanismo das audiências de custódia a partir de 2015.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link