Após escolha de Dilma, bolsonaristas tentam se infiltrar no banco dos Brics

Atualizado em 14 de fevereiro de 2023 às 8:11
A ex-presidente Dilma Rousseff – Foto: Reprodução

Bolsonaristas que foram colocados “de lado” pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão se mobilizando para tentar vagas como funcionários do banco dos Brics. A manobra acontece no momento em que a ex-presidente Dilma Rousseff é designada para assumir a presidência da instituição.

Após o chefe do Executivo desfazer as nomeações que estavam previstas no final de 2022 e iniciar o posicionamento de novos embaixadores em cargos de alta relevância geopolítica, esses diplomatas rejeitados estão começando a procurar novos cargos.

De acordo com informações do colunista Jamil Chade, do UOL, a preocupação do governo petista é que esses funcionários consigam as vagas antes de Dilma assumir seu posto em Xangai, uma vez que poderão representar um risco para a ex-presidente.

Sabendo da mudança, há uma corrida entre os simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para assegurar que possam, em parte, manter a influência no fluxo de investimentos ao Brasil. O Planalto avalia que a ampla carteira poderia ser alvo da cobiça desses bolsonaristas na esperança de conseguirem recursos para projetos herdeiros do governo Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link