Após PF, MPF entra na investigação das joias apreendidas dos Bolsonaro

Atualizado em 4 de março de 2023 às 21:23
Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro. Foto: Reprodução

A Receita Federal acionou na sexta-feira (3) o Ministério Público Federal (MPF) em Guarulhos para investigar o caso das joias trazidas ilegalmente pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). O objetivo é apurar possível crime de contrabando e descaminho.

Na próxima segunda-feira (6), o MPF vai decidir se vai conduzir uma investigação separado da Polícia Federal (PF) ou se vai unificar a apuração.

Caso a procuradora responsável pela investigação veja a possibilidade de lavagem de dinheiro na ação, o procedimento será remetido para a Procuradoria da República em São Paulo.

Joias avaliadas em R$ 16,5 milhões que o governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente ao Brasil. Foto: Reprodução

Segundo reportagem do Estadão, publicada na última sexta-feira (3), em outubro de 2021, um assessor do ex-ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, tentou trazer o conjunto de joias dentro de uma mochila. As peças, avaliadas em R$ 16,5 milhões, seriam um presente do governo da Arábia Saudita para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Os bens foram apreendidos pela Receita Federal por não terem sido declarados no momento de entrada no país e ficaram retidos no órgão em razão do não pagamento do imposto de importação.

Ao todo, o governo Bolsonaro tentou reaver as joias por ao menos sete vezes. A última tentativa foi feita no fim do mandado do então presidente, no dia 28 de dezembro de 2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link