Após reportagem do DCM, tabacaria em SC retira réplica do dedo de Lula de suas vitrines

Atualizado em 26 de junho de 2023 às 16:33
A Maktub Tabacaria e Head Shop tem cinco lojas em cidades do litoral catarinense e é especializada em produtos voltados para o consumo de maconha (crédito: Alex Stein)

Após reportagem do DCM, a rede catarinense Maktub Tabacaria e Head Shop retirou de suas vitrines, nesta segunda-feira (26), uma réplica do dedo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu em um torno mecânico quando ainda era metalúrgico. O artigo era vendido como enfeite de mesa, sustentado por uma base imitando a estrela do Partido dos Trabalhadores, como mostra a imagem acima.

A Maktub tem cinco lojas em três cidades do litoral norte catarinense. Em uma delas, no município de Itajaí, onde foi tirada a foto acima, a tabacaria se encontra dentro de uma loja da rede de supermercados Giassi, uma das três maiores do estado. Após a publicação da reportagem do DCM, a empresa divulgou a seguinte nota:

O Grupo Giassi esclarece que as lojas de apoio situadas em suas unidades são locadas por terceiros para negócios independentes. No entanto, a empresa não compactua com qualquer ato que incite ódio, violência ou discriminação e, por isto, já orientou o lojista/locatário a retirar o produto de sua área de vendas e a não voltar a comercializá-lo em sua filial localizada no empreendimento.”

A nota da rede supermercadista foi publicada também em uma postagem do PT de Itajaí em suas redes sociais, como forma de se posicionar oficialmente frente ao partido, condenando a ação da tabacaria terceirizada. O presidente do PT em Itajaí, Gerd Klotz, que havia dito no último domingo que estudava medidas judiciais para barrar a venda da réplica do dedo, comentou o posicionamento da Giassi:

“A rede de supermercados Giassi ao responder ao PT que não concorda com a atitude de seu locatário e ao se posicionar contra atitudes discriminatórias que incitam ao ódio demonstra responsabilidade social e política.

Lamentamos o ocorrido, que, no entanto, serve de alerta a outros grupos empresariais para que observem melhor seus locatários, pois não vamos normalizar e não admitiremos atos que afrontem as leis, especialmente os que incitam ao ódio político ou discriminem pessoas por sua condição física. Que o fato sirva de alerta! Combateremos sem trégua os fascistas onde eles estiverem!

Já Nailson Crispim Correia, cujo nome consta na razão social da rede de tabacarias, foi procurado por ligações telefônicas e mensagens de WhatsApp pela reportagem, mas não respondeu a quaisquer das perguntas feitas, limitando-se a confirmar que aquele era, sim, o canal de contato certo com a tabacaria, mas permanecendo em silêncio em relação a indagações sobre preço e fornecedor do produto e sobre a postura ideológica da empresa.

Já ao jornal O Município, de Blumenau (SC), a empresa informou nesta segunda que já retirou o produto de suas vitrines. Um representante da tabacaria disse que o caso não passou de um “mal entendido”: “A gente não faz apologia contra nenhum partido. Somos neutros sobre isso. Não somos contra o PT, contra ninguém”,  disse o representante ao jornal, que não informou o nome de sua fonte.

Além do “dedo de Lula”, bebidas e cigarros, a tabacaria vende também produtos utilizados para o consumo de maconha, como papel para cigarros (chamado de “seda”), “dichavadores” para triturar a maconha antes de enrolar a erva em forma de cigarros, piteiras e até bebidas que contêm a planta em sua composição.

Além da postura antipetista, a tabacaria Maktube dentro do supermercado Giassi
também abraça a causa da liberação da maconha no Brasil (crédito: reprodução)
Bebidas que contêm maconha em sua composição estão à venda na tabacaria Maktub (crédito: reprodução)