Categories: DestaquesMundo

Aquela terra tratada como corpo estranho: como surgiu a Faixa de Gaza

Publicado no Unisinos.

Do escritor e dramaturgo israelense ABRAHAM B. YEHOSHUA

 

A criação de uma faixa costeira ao redor da cidade de Gaza, de 40 quilômetros de comprimento e cerca de 10 de largura, com uma área total de 365 quilômetros quadrados, remonta ao fim da guerra de 1948, há 64 anos. A guerra eclodiu logo após a aprovação da resolução da ONU que sancionava a criação de dois Estados na então Palestina, um judeu e outro árabe, de tamanhos iguais.

Os palestinos e os Estados árabes não aceitaram essa resolução e se prepararam para destruir o Estado judeu recém-nascido. Ao término do mandato britânico, no dia 15 de maio de 1948, os exércitos de três países árabes invadiram aPalestina: o jordaniano a leste, o sírio ao norte e o egípcio ao sul, para tentar aniquilar o Estado de Israel.

Depois de duras batalhas, os israelenses conseguiram repelir o ataque jordaniano (que havia sitiado Jerusalém), para expulsar o sírio da Galileia e parar o egípcio a apenas 78 quilômetros de Tel Aviv. Ao término dos confrontos, nas mãos dos palestinos, permaneceu apenas a metade do território que lhes havia sido atribuído pela resolução da ONU.

Naquele território, não foi fundado um novo Estado palestino, mas permaneceu sob o controle de dois países: a Jordâniana Cisjordânia e o Egito na Faixa de Gaza. Os jordanianos, que consideravam a Cisjordânia como uma possível parte do seu reinado, conferiram cidadania aos refugiados palestinos que se estabeleceram a leste do Jordão e protegeram os lugares santos de Jerusalém oriental. Como se sentiam próximos aos palestinos de um ponto de vista étnico, mantiveram com eles relações relativamente boas e garantiram o livre trânsito para outros países árabes.

Mas a situação era diferente na Faixa de Gaza. Os egípcios trataram com dureza os palestinos da Faixa, isolados dos seus irmãos e do seu povo na Cisjordânia. Consideravam-lhes um peso inútil, uma dor de cabeça caída sobre eles por causa da derrota sofrida contra Israel, do qual continuavam não reconhecendo a legitimidade e com o qual tinham concordado uma trégua incerta.

Os inúmeros refugiados palestinos, expulsos ou fugidos dos seus vilarejos durante a guerra de 1948 e que se amontoaram na Faixa, eram considerados pelos egípcios como um povo problemático e distante das suas raízes.

Também deve ser dito que a Faixa de Gaza está longe das cidades egípcias, das quais ela está separada pelo Canal de Suez e pelo deserto do Sinai. Os egípcios, portanto, nunca concederam a cidadania aos moradores de Gaza e, na prática, ficaram à espera do momento em que poderiam se desembaraçar dessa região que lhes lembrava da derrota militar sofrida na guerra de 1948.

A crueldade dos egípcios contra a população de Gaza despertou a hostilidade desta última, e ecos desse sentimento ainda são visíveis na guerra em curso. Apesar das melífluas palavras de solidariedade, entre egípcios e palestinos de Gaza há uma constante tensão que hoje se manifesta com toda a sua força. Os primeiros acusam os segundos de se intrometerem nos assuntos internos do seu país e, portanto, participam ativamente do brutal bloqueio imposto a eles nos últimos anos.

A Faixa de Gaza permaneceu sob o controle do Egito até junho de 1967, com exceção de um brevíssimo período – alguns meses – depois da campanha do Sinai, em outubro de 1956. Então, Israel derrotou o exército egípcio e conquistou todo o deserto do Sinai e, no ímpeto do avanço, sem dificuldade e em um único dia, também a Faixa de Gaza.

No fim dessa breve guerra, da qual também participaram França e Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a União Soviética impuseram a Israel, conjunta e explicitamente, que se retirasse para dentro das linhas do armistício de 1948. O Estado judeu se retirou do deserto do Sinai em questão de poucos meses.

Por um breve período, hesitou se se retiraria da Faixa de Gaza, que, em todo o caso, faz parte da Terra de Israel/Palestina, mas, obedecendo à ordem das duas potências e incerto sobre como gerir essa região lotada de campos de refugiados, retrocedeu, e Gaza foi devolvida ao Egito, que não teve outra escolha senão a de retomá-la sob o seu patrocínio.

Em 1967, eclodiu a Guerra dos Seis Dias por causa da descontrolada e irresponsável provocação do ditador egípcioAbdul Nasser. Por seis dias, Israel combateu com sucesso em três frontes: no norte, contra os sírios, onde conquistou as alturas do Golã, a leste, contra os jordanianos, onde conquistou a Cisjordânia, e ao sul, contra os egípcios, onde ocupou todo o deserto do Sinai. E, mais uma vez, no ímpeto do avanço, reconquistou em um único dia a Faixa de Gaza.

A incrível facilidade com que a pequena Faixa foi conquistada em 1956 e em 1967, apesar da presença de tanques e da artilharia egípcia, se contrapõe ao medo atual e à dificuldade de penetrar nela por parte do exército israelense (que se tornou muito mais forte nos anos transcorridos desde então) e indica principalmente a imensa mudança ocorrida na determinação, na força, no gênio, na audácia e na disponibilidade ao sacrifício dos descendentes dos refugiados em relação à atitude de submissão dos seus pais no passado.

Não é por acaso que, no tratado de paz firmado com Israel em 1979, os egípcios se recusaram a retomar a Faixa. Aceitaram com alegria o deserto do Sinai, mas deixaram essa problemática região nas mãos de Israel.

Gaza faz parte da Palestina, assim estabeleceu claramente o presidente egípcio Anwar Sadat, e de agora em diante será um problema de vocês, israelenses, como geri-la e como reunir os seus residentes aos seus irmãos na Cisjordâniapara criar uma única entidade. Afinal, no acordo de paz, vocês estão comprometidos a resolver o problema palestino, embora não tendo explicado como.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

4 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

4 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

5 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

5 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

6 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

7 horas ago