Destaques

Arábia Saudita deu joias a Bolsonaro em reunião sobre ativos da Petrobras, mostra telegrama

Joias recebidas da ditadura da Arábia Saudita e Bolsonaro – Foto: Reprodução

A reunião na Arábia Saudita em que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu presentes, incluindo o conjunto de joias avaliado em R$ 16,5 milhões, discutiu a venda de ativos da Petrobras e um possível convite para o Brasil integrar uma “versão estendida” da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

As informações constam em um telegrama enviado pela embaixada brasileira em Riade, capital da Arábia Saudita, para o Itamaraty. O documento foi obtido pelo G1 por meio da Lei de Acesso à Informação, entretanto, não faz qualquer menção à entrega de presentes à comitiva brasileira.

A mensagem é de 15 de novembro de 2021. Ela foi assinada pelo embaixador Marcelo Della Nina 3 semanas após a reunião entre o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o príncipe Abdulaziz bin Salman bin Abdulaziz Al Saud.

Della Nina narra a reunião e destaca que o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério das Minas e Energia (MME), Christian Vargas, “indagou à parte saudita a respeito da compatibilização entre o setor de petróleo dos países da OPEP+ e o do Brasil, onde as companhias petroleiras são de capital aberto.”

O telegrama, no entanto, mostra que Vargas seguiu afirmando que “a Petrobras passa, no momento, por processo de desverticalização e de alienação de seus ativos ‘downstream’, como parte de reformas do setor de energia que apontam para a crescente liberalização do mercado, no qual os entes estatais encontram limitações legais para intervir.”

Trecho de telegrama que fala sobre venda de ativos da Petrobras e possível participação na OPEP+. — Foto: Reprodução

Vale destacar que o tema foi abordado durante a discussão sobre um possível convite ao Brasil para integrar a Opep+. Segundo o telegrama, em pelo menos dois momentos, o ex-ministro destacou parcerias entre o Brasil e a Arábia Saudita nos temas.

O documento aponta que Albuquerque “manifestou-se favoravelmente ao adensamento da cooperação bilateral e assinalou a convergência de visão dos dois países no que se refere ao pleno aproveitamento de todas as fontes de energia, inclusive petróleo e gás natural.”

Ele voltou a destacar a parceria entre os dois países ao fim da reunião. Bento “reiterou que o Brasil idenitfica a Arábia Saudita como parceiro privilegiado no setor de energia e solicitou à parte saudita comunicação oficial a respeito do convite ao ingresso do Brasil na OPEP+, comprometendo-se a submeter o assunto à consideração do senhor Presidente da República e demais órgãos de governo implicados.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Yurick Luz

Recent Posts

Gleisi detona críticas de ex-presidentes do BC: ‘Entregaram dívida em 57,4% do PIB, Lula baixou para 37,1%’

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, rebateu neste sábado (18) as críticas feitas por…

5 horas ago

Ataque do PCC coloca agentes penais em alerta máximo em Rondônia

Uma tentativa de atentado a tiros contra um policial penal federal que trabalha na Penitenciária…

6 horas ago

RS: veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via…

7 horas ago

Enchentes no Rio Grande do Sul somam 155 mortos e 94 desaparecidos

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul causaram ao menos 155 mortes,…

7 horas ago

Sabadão no DCM: Lula intensifica ações no RS e Leite vê governo paralelo

AO VIVO. Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com as…

7 horas ago

Anac libera Base Aérea de Canoas para voos comerciais

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou na sexta-feira (17) a operação de voos…

8 horas ago