Comportamento

As bailarinas do Faustão e a cultura do abatedouro de mulheres por causa da idade. Por Nathalí Macedo

Bailarinas do Faustão. Foto: Divulgação

Não deve ser fácil ser uma bailarina do Faustão: primeiro porque as coreografias são ridículas, segundo porque você tem que ouvir “Ô loco” cerca de trinta e duas vezes em um dia, e principalmente porque, para elas, a ditadura da magreza e da juventude aparentemente é ainda mais cruel do que sempre foi para todas as mulheres.

Em 2013, por exemplo, Kamilla Covas, ex-bailarina, foi “demitida por excesso de peso”. Nota: Ela estava grávida. O caso rendeu certa polêmica que, como toda polêmica, logo cessou. Agora, imagine: você passa quatro anos em uma universidade de dança, faz especialização e o escambau, e, no auge da sua carreira, é demitida por “excesso de peso.” É dose pra elefante.

Recentemente, foi a vez de Raquel Guarini, Bruna Padovani, Thais Santiago, Juju Fructuoso e Rachel Drodowsky serem demitidas ao passarem dos 30 anos.

Bruna Padovani. Foto: Divulgação

A ditadura da juventude ainda escraviza mulheres que não são enxergadas em suas potencialidades que vão além dos atributos físicos. 

Em nota, a produção do programa disse que “a renovação do quadro de bailarinas acontece periodicamente e nada tem a ver com idade, mas sim com a dinâmica artística de um programa com tanto tempo no ar, que evolui naturalmente em todas as suas áreas (bailarinas, quadros, etc.)”.

Senta lá, Cláudia. 

Todo mundo sabe que o Domingão do Faustão descarta suas bailarinas quando elas já não estão tão jovens ou tão magras assim – aliás, o que esperar de programas de auditório que usam mulheres como itens de decoração? –, como inclusive noticiou hoje a imprensa. 

Não é difícil acreditar nisso, sobretudo sabendo que a rotatividade do balé do Faustão beira o vertiginoso, e outras histórias de demissões por gravidez, excesso de peso ou avanço da idade já existiram muitas vezes ao longo dos tantos anos em que o programa está no ar. Os exemplos que citamos aqui são apenas alguns entre muitos. 

Além de Kamilla Covas, como esquecer de Aline Riscado, ex-bailarina que teve a demissão anunciada ao vivo (precisava, Seu Fausto?), e, dizem, foi chorar no banheiro? 

Além disso, nenhuma das bailarinas demitidas se atreveu a comentar o fato, o que deixa no ar um silêncio constrangedor. 

Que semi famosa no Instagram sairia do emprego em um programa de TV clássico e não avisaria aos seus seguidores?  Estranho, para dizer o mínimo. 

A única a comentar a demissão, que chamou de “afastamento”, foi Raquel Guarini, em um vídeo no Stories no Instagram (aqueles que somem depois de vinte e quatro horas, porque, diria a minha avó, seguro morreu de velho), e aproveitou para avisar sobre novos projetos enquanto seus seguidores seguem sedentos por informações mais precisas sobre a demissão – as quais, aparentemente, nem Raquel nem suas ex-colegas podem expor. 

“Muita coisa nova, vocês vão curtir, tudo muito bem pensado e elaborado para mim e para vocês. Estou muito ansiosa”, disse, ao comentar os rumos que dará à sua carreira na difícil fase pós Faustão. 

O Domingão do Faustão é como um abatedouro de mulheres: exploram-nas por salários ridículos enquanto são jovens, e chutam-nas quando já não estão tão novinhas assim – você sabe, é preciso agradar ao espectador tradicional das tardes de domingo. 

Ainda bem que ainda há artistas que não se dobram a esse tipo de ditadura e envelhecem com dignidade, fazendo o que de melhor sabem fazer: sua arte. 

Madonna, por exemplo, aos 60, continua batendo em muita novinha por aí. Porque – como alguns homens jamais entenderão – mulheres não são só os seus atributos físicos e nem possuem de valioso apenas a juventude. 

Porque a essas moças, sugadas pela Rede Globo, o que sempre resta no fim das contas é prêmio de consolação mais deprimente possível: a esperança ser escolhida para participar da dança dos famosos, aquele quadro feito pra ressuscitar quem já não é tão famoso assim. 

Triste fim. 

Raquel Guarini. Foto: Divulgação

Nathalí Macedo

Escritora, roteirista, militante feminista, mestranda em Cultura e Arte. Canta blues nas horas vagas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Nathalí Macedo

Recent Posts

Com pacto contra imigração, extrema-direita avança e pode liderar 9 países da Europa

A extrema direita global, em uma tentativa de ampliar sua influência no território europeu, se…

6 minutos ago

RS: PF não cobrou documentos das pessoas que resgataram armas da Taurus no aeroporto

A equipe da Polícia Federal (PF) envolvida no resgate de aproximadamente 3 mil armas da…

39 minutos ago

Partido de Moro deve apoiar Lula em 2026, diz ministro

O ministro Celso Sabino, do Turismo, afirmou, durante entrevista ao Globo, que o União Brasil,…

49 minutos ago

Mais de 2,3 milhões de pessoas foram atigindas pelas enchentes no RS

Dados divulgados neste sábado (18) pelo governo do Rio Grande do Sul revelam que 2.304.422…

2 horas ago

Gleisi detona críticas de ex-presidentes do BC: ‘Entregaram dívida em 57,4% do PIB, Lula baixou para 37,1%’

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, rebateu neste sábado (18) as críticas feitas por…

11 horas ago

Ataque do PCC coloca agentes penais em alerta máximo em Rondônia

Uma tentativa de atentado a tiros contra um policial penal federal que trabalha na Penitenciária…

12 horas ago