“Objetivo não é guerra bem-sucedida”, disse Assange em 2011 sobre invasão do Afeganistão

Atualizado em 22 de agosto de 2021 às 17:42
Julian Assange – AFP

Essas informações sobre o Afeganistão são da Sputniknews.

LEIA MAIS:

1 – Militares monitoram PMs para impedir insurreição das tropas em golpe com Bolsonaro

2 – Bolsonaro pensa em não cumprir decisões do STF e ir à guerra

Assange fala sobre o Afeganistão

A organização de denunciantes WikiLeaks publicou um vídeo de Julian Assange de 2011, afirmando que a guerra afegã, que duraria ainda mais dez anos, servia para lavagem de dinheiro.

Julian Assange. Foto: Reprodução/Twitter

A conta da organização de denunciantes WikiLeaks no Twitter publicou na quarta-feira (18) uma afirmação de 2011 de Julian Assange.

O objetivo é usar o pais para lavar dinheiro fora do espaço tributário americano e do espaço tributário europeu através do território afegão e trazê-lo de volta para as mãos das elites de segurança transnacionais”, disse o fundador do WikiLeaks.

Em suas palavras, “o objetivo é uma guerra eterna, não uma guerra bem-sucedida”. O tweet recolheu mais de 130 mil reações.

Na época em que Assange disse isso, a guerra durava há cerca de dez anos. Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, os EUA e outros países da OTAN invadiram o país em 7 de outubro de 2001 com o objetivo declarado de afastar do poder o Talibã (organização terrorista, proibida na Rússia e em vários outros países) por recusar extraditar Osama bin Laden, fundador e dirigente do Al-Qaeda (organização terrorista, proibida na Rússia e em vários outros países).

No entanto, a guerra continuou ainda mais dez anos depois que os EUA declararam ter eliminado bin Laden no Paquistão em 2 de maio de 2011. A OTAN tem conduzido uma saída caótica nas últimas semanas, em meio a vitórias muito rápidas do Talibã.

Carreira de Julian Assange

Assange fundou o WikiLeaks em 2006, tendo publicado ao longo dos anos documentos revelando crimes de guerra, espionagem e corrupção por parte de governos ocidentais, particularmente dos EUA.

A Suécia emitiu em novembro de 2010 um mandado de captura do denunciante, o acusando de abuso sexual de uma mulher nesse ano. O caso foi fechado em novembro de 2019, com a promotora concluindo que as evidências não eram suficientemente fortes para o condenar.

Depois que em 2019 o Equador retirou a proteção dada a Assange em sua embaixada em Londres, no Reino Unido, ele foi preso pela polícia local, que o colocou na Prisão Belmarsh HM em Londres. Ao mesmo tempo, o fundador do WikiLeaks tem sido acusado por Washington de praticar espionagem contra os EUA. Em 4 de janeiro de 2021 a juíza Vanessa Baraitser recusou sua extradição ao país norte-americano por risco de suicídio, mas o caso continua. Assange pode ser condenado a até 175 anos de prisão.