Assange ganha na Justiça direito de recorrer de extradição

Assange ainda pode evitar a extradição

Atualizado em 24 de janeiro de 2022 às 9:02
A imagem de Julian Assange
Juian Assange. Foto. Wikimedia Commons

A Suprema Corte do Reino Unido autorizou o jornalista australiano Julian Assange a recorrer de sua extradição para os EUA. Essa informação é do Russia Today (RT).

LEIA MAIS:

1; Moro avalia golpe de Bolsonaro e se diz “incompatível” com Lula

2; Moro diz que lucro em consultoria é questão privada, mas promete revelar ao TSE

3; Bolsonaro quer indicar médico pró-cloroquina para direção da Anvisa

Julian Assange ganha seu direito

Nesta segunda-feira a Suprema Corte britânica concedeu ao fundador do WikiLeaks, Assange, permissão para apelar contra sua extradição para os EUA. Sua equipe jurídica havia solicitado à corte que lhe permitisse apelar da decisão de extradição em pontos de direito de interesse público geral.

“A questão legal a ser decidida é: Em que circunstâncias um tribunal de apelação pode receber garantias de um Estado solicitante que não foram apresentadas ao tribunal de primeira instância em processos de extradição”, está nos documentos do tribunal.

Em dezembro, o Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu a favor da permissão de sua extradição para os EUA, onde ele enfrenta acusações de espionagem por publicar documentos sobre os crimes de guerras no Afeganistão e Iraque em 2010.

Uma condenação poderia acarretar uma sentença de 175 anos de prisão. Assange passou sete anos recluso dentro da embaixada do Equador em Londres, antes que um novo governo em Quito revogasse seu asilo.

Proteção policial e a vigilância da embaixada custaram milhões aos contribuintes britânicos. Ele foi detido fora da embaixada pela polícia britânica em abril de 2019, e desde então está detido na prisão de segurança máxima de Belmarsh.

A noiva de Assange, Stella Moris, afirma que sua saúde se deteriorou consideravelmente, e recentemente revelou que ele sofreu um derrame cerebral em outubro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link