Bolsonaro quer indicar médico pró-cloroquina para direção da Anvisa

Atualizado em 24 de janeiro de 2022 às 7:52
A imagem do secretário do governo Bolsonaro
O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, responsável por nota técnica pró-cloroquina e contra vacinas – Carolina Antunes/PR

Presidente Jair Bolsonaro (PL) busca nomes para integrar a cúpula da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e para reagir às falas do chefe do órgão regulador, o contra-almirante Antonio Barra Torres. Está nos planos de Jair colocar um negacionista da pandemia no órgão, diz a Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Eduardo Bolsonaro é afastado de campanha do pai pela reeleição; saiba motivo

2 – Bolsonarista Álvaro Garnero diz que ex transformou processo em “reality show”

3 – VÍDEO: “Eu quero ser tratada nos pronomes femininos”, diz Linn da Quebrada no BBB

Negacionista na Anvisa

A ideia de Jair é indicar para o cargo de diretor, que ficará vago em julho, alguém com perfil alinhado ao governo e favorável às bandeiras negacionistas de Bolsonaro, como Hélio Angotti, médico pró-cloroquina que comanda atualmente a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

Hélio também fez falas contra a eficiência das vacinas. Seus comentários repercutiram com a expansão da variante ômicron. E ele chegou a ser convocado para falar no Senado.

Nome foi colocado sobre a mesa em conversas de integrantes do governo favoráveis ao kit covid. A proposta agradou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que deseja afastar Angotti da pasta, sem entrar em atritos com o médico, segundo integrantes do governo.

Essa indicação do presidente precisa ser aprovada pelo Senado, e o secretário encontra resistências no centrão. Integrantes desses partidos dizem que as chances dele chegar à Anvisa são pequenas.

Seguidor do escritor Olavo de Carvalho, Hélio Angotti é um dos líderes do núcleo pró-cloroquina do Ministério da Saúde, também integrado pela secretária Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina. Teremos um olavista na Anvisa?

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link