Asteróide “potencialmente perigoso” passará pela Terra hoje

Devido ao seu tamanho e distância do nosso planeta, o asteróide foi rotulado como ‘potencialmente perigoso’

Atualizado em 1 de abril de 2022 às 7:36
Asteróide
Asteróide. Foto: Wikimedia Commons

Este mês começa com outro asteróide fazendo sua maior aproximação da Terra nesta sexta (1). Ele voará pela Terra a uma distância de cerca de 74.23.046 quilômetros. Devido ao seu tamanho e distância do nosso planeta, o asteróide foi rotulado como ‘potencialmente perigoso’.

Apesar da classificação internacional, ele não representa ameaça ao nosso planeta. Durante o sobrevoo, a rocha espacial passará à distância de 7,4 milhões de quilômetros de nosso planeta, o equivalente a quase 19 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que fica de olho em objetos próximos da Terra (sigla em inglês NEOs), como asteróides e cometas, revelou que o FF1 2007 fez sua abordagem anterior em 2020.

Laboratório até divulgou um mapa orbital mostrando o caminho do asteroide através do nosso sistema solar. Um objeto é classificado como NEO quando se encontra localizado a uma distância inferior a 1,3 vezes a distância da Terra ao Sol.

LEIA MAIS:

1 – Após sanções, Rússia ameaça deixar astronauta dos EUA no espaço

2 – Caiu na rede: Com Marcos Pontes, a CNPq foi para o espaço

3 – Bilionário que foi ao espaço morre em acidente de avião

Quando esse asteróide foi descoberto

Asteróide
Asteróide. Foto: Wikimedia Commons

De acordo com o CNEOS, o asteroide foi descoberto em março de 2007, quando foi encontrado cruzando o espaço a uma velocidade de apenas 39.348 quilômetros por hora. Seu próximo sobrevoo está previsto para agosto de 2035.

Aproximação do aerólito vem apenas uma semana depois que o asteroide 2013 BO76, maior que o Empire State Building, fez seu sobrevoo. Medindo 450 metros de diâmetro, estava a uma passou a uma velocidade de 49.513 quilômetros por hora. Enquanto sua viagem anterior ao nosso sistema solar foi em 2013, seria vista em julho de 2033, de acordo com o Laboratório da NASA.

O rastreamento de asteroides tornou-se mais importante do que nunca, especialmente considerando o asteroide 2022 EB5, que caiu em uma ilha norueguesa a quase 470 quilômetros da costa leste da Groenlândia e nordeste da Islândia.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link