Ataque de Israel mata repórter da Reuters que trabalhava no Líbano

Atualizado em 13 de outubro de 2023 às 15:49
O jornalista Issam Abdallah, da Reuters, morreu durante ataque de Israel a cidades do Líbano. Foto: Reprodução

O repórter Issam Abdallah, da agência de notícias Reuters, morreu durante bombardeio de Israel ao sul do Líbano nesta sexta (13). Sua morte foi confirmada pelo também jornalista Fernando Kallás, brasileiro e amigo da vítima.

Ele estava preparando uma transmissão na fronteira com Israel quando foi atingido. Entre os feridos, estão a repórter Carmen Joukhadar e o cinegrafista Elie Brakhya, ambos da Al Jazeera. A identidade e o veículo do terceiro ferido não foram divulgados.

“O link dele da explosão de Beirute há 3 anos foi usado por mais de 600 TVs. Ele levou a você informação rigorosa em dezenas de coberturas na maior agência de notícias do mundo. E teria ainda muitas pela frente. Mas ele está morto”, afirmou Fernando.

Israel bombardeou os arredores de várias cidades libanesas nesta sexta. Autoridades israelenses alegaram que o ataque foi uma resposta à “tentativa de invasão” de seu território.

O sul do Líbano é a área de atuação do Hezbollah, grupo que declarou apoio ao Hamas e é considerado terrorista por Israel. Os bombardeios israelenses tiveram como alvos as imediações de Dhayra e Alma al-Shaab, mas também atingiram um posto do Exército libanês.

No vídeo, é possível ouvir uma mulher e um homem gritando. Em inglês, ela pergunta “o que aconteceu?” e afirma não conseguir sentir as pernas. Logo depois, também é possível ouvir a voz de um homem.

“O que aconteceu? O que aconteceu? O que aconteceu? Não consigo sentir minhas pernas! Não consigo sentir minhas pernas! Meu Deus!”, diz.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link