AtlasIntel: Michelle Obama é melhor alternativa contra Trump do que Biden

Atualizado em 12 de fevereiro de 2024 às 19:11

Michelle Obama, mulher do ex-presidente Barack Obama, aparece como a alternativa mais viável do Partido Democrata para bater o ex-presidente Donald Trump na eleição norte-americana, marcada para 05 de novembro.

Esta é a principal descoberta da consultoria Atlas Intel, na primeira pesquisa divulgada sobre o pleito norte-americano.

Contra Biden, Trump marcou 43,9% no voto popular nacional contra 42,3% do democrata. Michelle Obama, por sua vez, marcou 41,6% contra 39% do empresário candidato republicano.

Biden só consegue bater Nikki Hailey, ex-embaixadora dos EUA na ONU (41% a 23% para o atual presidente).

Joe Biden é visto como mais confiável do que Trump em temas como Educação, Saúde, Meio Ambiente e Combate à Desigualdade. No entanto, em temas mais candentes para o eleitor americano – Imigração, Economia, Política Externa e Conflitos Bélicos (Ucrânia e Israel), o republicano tem mais confiança do eleitor.

De acordo com a pesquisa, Biden irá tentar mostrar Trump como uma ameaça à democracia no país, mas isso talvez não seja tão efetivo como foi na eleição de 2020. Para 48,5% dos eleitores, o processo judicial contra Trump é visto como “perseguição política”. 45,8% acham que o processo é a “justa aplicação da lei”.

Para 65% dos eleitores, a principal medida a ser tomada pelo novo presidente é “criar barreiras comerciais para proteger produtos americanos”. Também para 65%, a medida mais importante é “construir um muro na fronteira mexicana para evitar imigrantes ilegais”.

No entanto, há eleitores querendo medidas mais progressistas. 50% querem o restabelecimento da lei Roe x Wade, garantindo o aborto legal para as mulheres. Outros 50% querem “taxações mais altas para grandes fortunas e altos rendimentos”.

Realizada entre os dias 2 a 7 de fevereiro, a pesquisa Atlas Intel sobre a eleição norte-americana entrevistou 1637 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link