Atleta russo que usou símbolo de guerra se defende e questiona ucranianos

Atualizado em 8 de março de 2022 às 12:25
Ivan Kuliak, atleta russo, no pódio
Atleta russo foi medalhista de bronze/ Foto: Twitter

Após ser muito contestado por exibir o símbolo utilizado pelo exército russo, um ‘Z’, no pódio da Copa do Mundo de Aparelhos, no Catar, o atleta russo Ivan Kuliak se pronunciou pela primeira vez. Ele usou o polêmico aplicativo Telegram, que faz muito sucesso na Rússia, para explicar.

“Disseram-nos para cobrir a bandeira [da Rússia] e eu fiz isso. Já tinham banido tudo o que era possível exibir e eu só quis mostrar de onde sou, apenas isso. Não tenho medo das consequências e não quero causar danos a ninguém. O ‘Z’ significa ‘Pela Vitória’, pela paz. E os atletas ucranianos têm-nos tratado mal, só vendo é que iriam acreditar”.

De acordo com Kuliak, os ucranianos teriam se manifestado gritando ‘Glória à Ucrânia’ no pódio, o que, pelo regulamento, não seria permitido, mas não foram punidos. O ucraniano Ilia Kovtun foi o vencedor da prova e o russo conquistou medalha de bronze nas barras paralelas.

Leia mais: 

1- Rússia se manifesta após ser banida da Copa do Mundo: “Discriminatório”

2- Rússia está banida da Copa do Mundo

3- Rússia abre corredores humanitários em Kiev e outras quatro cidades da Ucrânia

O atleta russo sob investigação

No último sábado (5), a Federação Internacional de Ginástica (FIG) instaurou um processo disciplinar contra Ivan Kuliak, que exibiu um ‘Z’ no equipamento, sobreposto ao emblema do Comité Olímpico Russo, quando subiu ao pódio na Taça do Mundo de ginástica artística.

O símbolo/letra é utilizado (a) pelo exército russo nos veículos militares e significa “Pela Vitória”, além de ser usada por políticos pró-guerra na Rússia.

De acordo com resolução, este fim de semana foi a última oportunidade para ginastas russos e bielorrussos competirem depois que seus países foram sancionados pela FIG como resultado da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link