Rússia está banida da Copa do Mundo

Rússia está de fora do mundial de futebol após uma decisão da Fifa com a Guerra na Ucrânia; Entenda as razões

Atualizado em 28 de fevereiro de 2022 às 16:29
Fifa
Fifa — Foto: AFP

A Fifa suspendeu a Federação de Futebol da Rússia (RFU) de forma oficial. Essa decisão significa que o país está proibido de disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar.

Por causa dessa decisão, a Rússia não pode disputar o próprio Mundial. A decisão, que foi tomada em conjunto com a Uefa, envolve todas as seleções russas, incluindo seleções de base, masculinas e femininas, além dos clubes do país.

O Spartak Moscou, por exemplo, foi eliminado da Liga Europa. Rússia pode recorrer da decisão ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte). As sanções podem cair em caso de acordo de paz entre as nações.

A federação de futebol da Rússia se manifestou sobre a exclusão das equipes nacionais e dos clubes das competições internacionais, após decisões da Uefa e da Fifa. A entidade “discorda categoricamente” da suspensão e promete recorrer na Justiça.

LEIA MAIS:

1 – Em conversa com Macron, Putin revela exigências para dar fim à guerra
2 – VÍDEO: Na ONU, embaixador da Ucrânia compara Putin a Hitler e sugere que ele se suicide
3 – Putin detona países ocidentais: “Império de mentiras”

O que diz a Rússia?

“Acreditamos que essa decisão vai contra as normas e princípios das competições internacionais, assim como contra o espírito do esporte. Ela tem óbvio caráter discriminatório e prejudica um largo número de atleta, técnicos, funcionários, clubes e seleções e, mais importante, milhões de Rússia e torcedores estrangeiros”, declarou a RFU.

Essas medidas foram tomadas pelo Bureau do Conselho da Fifa, instância da entidade que inclui os presidentes das seis confederações continentais de futebol, e pelo Comitê Executivo da Uefa.

O comitê é o órgão que toma todas as decisões mais importantes do futebol europeu. A Uefa também anunciou a rescisão do contrato de patrocínio com a empresa estatal russa Gazprom.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link