Autônomo e Mestre Pokémon: Quem é André Bortoni, que fez o L após desembarcar de voo com Bolsonaro

Atualizado em 30 de março de 2023 às 12:46
André Bortoni Dias Miranda faz o “L” de Lula diante de bolsonaristas no aeroporto de Brasília – Foto: Reprodução

O microempreendedor André Bortoni Dias Miranda estava no mesmo voo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília fazendo o sinal do “L” em apoio ao petista na frente de diversos bolsonaristas.

O autônomo, de 33 anos, é dono da empresa “Mestre Pokémon”, que tem como atividade econômica principal o comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos. Ela foi fundada em 2014 e tem sede na capital federal.

Ao desembarcar no aeroporto, André passou por apoiadores que aguardavam Bolsonaro no saguão de desembarque. Ele ergueu a mão e, ao fazer o gesto, foi hostilizado pelos simpatizantes do ex-capitão com gritos de “ladrão”, “vai para a Venezuela” e “volta para Cuba”.

Ele afirmou que o momento foi “constrangedor”, mas que não sentiu medo: “Eu não tenho medo desse pessoal, não. Foi-se o tempo, né? Agora acabou. Agora é seguir adiante. O tempo de ter medo é quando eles estavam no poder, porque eles podiam fazer alguma coisa”.

Bortoni ressaltou que o voo com Bolsonaro foi tranquilo e sem anúncio da presença do ex-mandatário: “As primeiras fileiras ficaram vazias para ele [Bolsonaro], aí ele entrou e o avião já decolou. Ele entrou por último e não teve anúncio”.

Durante o voo, ele fez uma publicação no Twitter dizendo que estava no mesmo avião que Bolsonaro. “Bozo tá mesmo no voo voltando pra Brasília”, escreveu.

Ao UOL, ele disse que manifestações de apoio ao ex-chefe do Executivo foram feitas somente no começo da viagem: “O avião estava meio vazio, então teve só um pouco de celebração, mas durou muito pouco. Foi só de apoio. Durante o voo não teve nada”.

Bolsonaro desembarcou na manhã desta quinta-feira (30) em Brasília. No entanto, ao deixar o aeroporto, o ex-presidente não passou pela área de desembarque e frustrou cerca de 100 apoiadores que o aguardavam no local. Ele volta ao país após um período de quase 3 meses nos Estados Unidos.

Confira:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link