Destaques

Autoridades contaminadas pelo medo fazem lockdown de araque. Por Helena Chagas

Publicado no Jornalistas pela Democracia

Jair Bolsonaro e Eduardo Pazuello. (Foto: Carolina Antunes/PR)

Por Helena Chagas

Pressionados pelo discurso nefasto de Jair Bolsonaro, que ontem começou a sabotar até o uso de máscaras, governadores e prefeitos estão com medo de fazer o que devem: decretar lockdown total, por duas ou três semanas, nas cidades onde o sistema de saúde está entrando em colapso.

Alguns chegam a anunciar medidas de “lockdown” que fecham o comércio e outras atividades apenas à noite, como João Doria, em São Paulo, a partir das 23 horas, e Ibaneis Rocha, no DF, a partir das 20 horas. Não importa o nome, que também pode ser “toque de recolher”, mas tudo indica que se tratam de medidas paliativas e ineficazes para conter a pandemia.

Nesta quinta, pela primeira vez, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reconheceu que a situação vai de mal a pior, o que chega a ser um progresso em meio ao negativismo do governo. Mas sugeriu apenas, como solução, que doentes de estados com UTIs em superlotação sejam transferidos para outros estados — que, se já não estiverem em superlotação, certamente vão entrar. Trata-se de uma não solução, já que o aumento das contaminações por novas cepas é generalizado.

Pazuello, obviamente, não vai defender o necessário isolamento total, nem sequer sugerir, dentro da disciplina dos que obedecem aos que mandam. Quem manda nele, Jair Bolsonaro, mantém o discurso de que governadores e prefeitos que decretam isolamento são responsáveis pelo desemprego e outras mazelas do impacto da pandemia na atividade econômica. E os governadores, e muitos prefeitos, se encolhem de medo de fazer o que é preciso.

A manter essas atitudes, antes de tudo, é preciso que apresentem algum estudo que mostre que as festas e farras noturnas são as principais responsáveis pela contaminação. Elas devem, sim, ser duramente coibidas, mas é possível imaginar que a atividade noturna não seja a única responsável pelo aumento de contaminações nas cidades. As aglomerações no comércio, o transporte coletivo obrigatório para quem precisa ir trabalhar e as obrigações diárias do cidadão nas grandes cidades certamente contaminam muito mais. O exemplo das autoridades se aglomerando sem máscara completa esse quadro.

Em entrevista ao Globo nesta sexta, o cientista Miguel Nicolelis diz, com todas as letras, que apenas um lockdown de 21 dias evitará um colapso nacional de saúde e até funerário. Ainda que contando todos os prejuízos que essa medida pode trazer à já combalida economia, é hora de fazer as contas e levar o alerta a sério.

Boa parte dos comerciantes e empresários pode vir a concordar, com base em dados técnicos e números, que os prejuízos de vinte dias parados podem ser menores do que os de meses à frente em situação de pandemia, com medidas intermitentes de fechamento, um vai e vem no número de casos, a incerteza sobre como será amanhã.

Quem deveria liderar essa solução e trabalhar no convencimento da população, com uma campanha nacional de esclarecimento, porém, simplesmente não existe. O coronavírus, com suas variantes, é um microorganismo muito perigoso. Mas, ainda assim, menos nefasto do que o atual governo.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Entenda como o Centrão pode salvar mandato de Moro

A cassação do senador Sergio Moro (União-PR), considerada praticamente certa por quase todos os parlamentares,…

27 minutos ago

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

7 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

7 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

8 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

8 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

9 horas ago