VÍDEO – Avião da FAB com brasileiros resgatados da Ucrânia pousa em Brasília

Atualizado em 10 de março de 2022 às 15:29
VÍDEO - Guerra da Ucrânia: Avião da FAB com brasileiros resgatados pousa em Brasília
Foto: Reprodução/FAB

Nesta quinta-feira (10), o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que viajou para a Polônia para resgatar brasileiros e familiares que saíram da Ucrânia devido à guerra pousou na Base Aérea de Brasília. A aeronave saiu de Varsóvia, no país europeu, na última quarta-feira (09).

O KC-390 Millennium chegou ao Brasil pela manhã, fazendo uma parada técnica em Recife. O evento de recepção conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, cumprimentou os passageiros assim que saíram do avião.

No total, 43 brasileiros, 19 ucranianos, cinco argentinos, um colombiano, oito cachorros e dois gatos saíram da Polônia com a aeronave. Há 16 crianças entre os cidadãos. Na ida à Polônia, foram enviadas 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica para ajuda humanitária.

Leia também:

1- Russos atacam hospital infantil e deixam 3 mortos, diz Ucrânia

2- Rússia e Ucrânia se reúnem e tentam acordo de paz na Turquia

3- Sem comida e energia: Cruz Vermelha descreve cenário “apocalíptico” em cidade na Ucrânia

Avião da FAB preparado

Segundo a FAB, entre os suprimentos e equipamentos disponibilizados, há 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais, com capacidade para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia; 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; nove toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo; e cinco kits de medicamentos para emergências médicas.

A Polônia é o principal destino dos refugiados da Ucrânia, incluindo brasileiros. Segundo o presidente polonês, Andrzej Duda, o país já recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link