Apoie o DCM

Rússia e Ucrânia se reúnem e tentam acordo de paz na Turquia

Rússia e Ucrânia se reúnem e tentam acordo de paz na Turquia
Reunião na Turquia. Foto: Sputnik

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, é anfitrião em mais uma rodada de negociações na Guerra da Ucrânia. Russos e ucranianos, pelo menos segundo seus próprios discursos, tentam entrar em consenso e firmar um acordo de cessar-fogo.

Os países já estão presentes na reunião, marcada para hoje, quinta (10). É a primeira vez que os chefes da diplomacia russa, Sergey Lavrov, e ucraniana, Dmytro Kuleba, estarão juntos, tentando um entendimento. Até agora, todas as tentativas, feitas em Belarus por representantes burocráticos dos dois governos, fracassaram.

Lavrov já está presente e conduz a reunião. O encontro ainda conta com a participação do ministro turco de relações exteriores, Mevlut Cavusoglu.

A guerra começou em 24 de fevereiro e chega, nesta quinta, ao 15º dia de conflito. Agora o encontro ocorre em novo endereço. A reunião acontece em Antália, no sul da Turquia. O governo turco prometeu organizar “um fórum diplomático internacional”, indicando o tom da recepção.

LEIA MAIS:

1 – Rússia bloqueia acesso ao Facebook em seu território
2 – Putin é suspenso da Federação Internacional de Judô
3 – VÍDEO – Tanque russo com bandeira da União Soviética se dirige a Kiev

Turquia está com a Otan

A nação governada por Recep Tayyip Erdogan tem defendido uma solução pacífica para o conflito e se oferecido para mediar a construção de uma alternativa à guerra.

Os turcos se equilibram entre seus compromissos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), da qual fazem parte, e a amizade com Vladimir Putin.

A possibilidade de entrada da Ucrânia na Otan foi justamente o que desagradou a Rússia, que desencadeou a invasão. Na prática, Moscou vê essa possível adesão como uma ameaça à sua segurança.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link