Barroso: “Gastei tempo discutindo a bobagem do voto impresso”

Atualizado em 13 de maio de 2022 às 21:58
Barroso chama pec do voto impresso de bobagem e diz que teve que gastar tempo com discussão sobre o assunto
Luis Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral
Foto: Reprodução

Durante palestra nesta sexta-feira (13), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, chamou a PEC do voto impresso de “bobagem”, e disse ter gastado tempo com discussões sobre o assunto. A declaração foi feita no XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador.

“Gastei tempo discutindo a bobagem do voto impresso”, disse. Segundo o Valor Econômico, o ministro afirmou que deveria ter dado mais atenção para pautas identitárias no Tribunal, como vagas para mulheres no Congresso Nacional.

A PEC do voto impresso foi um projeto desenvolvido pela deputada Bia Kicis (PL). De acordo com a lei, seria obrigatório a volta do voto impresso nas eleições de 2022. Contudo, em agosto de 2021, a Câmara dos Deputados barrou o projeto, que conseguiu somente 229 votos a favor, sendo necessário 308 votos para aprová-la.

No evento, Barroso também falou sobre democracia e citou Hungria, Polônia, Rússia e Venezuela . “O mundo vive um momento lúgubre, triste e agressivo. Em tempos assim, é preciso ter cuidado para não entrar no clima, para não ser parte da negatividade geral”, declarou.

“Têm preferido retrocesso democrático, legalismo autocrático, constitucionalismo abusivo, autoritarismos competitivos e outros nomes que procuram identificar este momento de erosão da democracia, e os exemplos são muitos (…) Mesmo países de democracias consolidadas como os Estados Unidos e o Reino Unido, um processo autoritário populista de diferentes partes do mundo não se dá por acaso”, continuou o ministro, que não chegou a citar o Brasil, que tem enfrentado crise entre os três poderes, em que o presidente e apoiadores atacaram diretamente o Supremo Tribunal Federal.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link