Biden diz que Putin é responsável pela morte de Alexei Navalny: “Não se enganem”

Atualizado em 16 de fevereiro de 2024 às 20:05
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Chip Somodevilla/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira (16) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é o responsável pela morte de Alexei Navalny.

Segundo o democrata, “o que aconteceu a Navalny é mais uma prova da brutalidade de Putin”. “As autoridades russas vão contar a sua própria história, mas não se enganem, Putin é responsável pela morte de Navalny. Putin não visa apenas cidadãos de outros países, como vimos no que está acontecendo na Ucrânia neste momento, ele também inflige crimes terríveis ao seu próprio povo”, afirmou o presidente norte-americano na Casa Branca.

Navalny, o principal opositor do Kremlin, teria morrido em uma colônia penal russa ao norte do Círculo Polar Ártico, para onde foi levado há menos de dois meses.

Alexei Navalny, principal opositor do Kremlin. Foto: Imagem: Sefa Karacan/Agência Anadolu via Getty Images

Biden ainda elogiou a coragem de Navalny em retornar ao país depois de ter sido envenenado em 2020, afirmando que ele foi uma “voz poderosa pela verdade”.

“Ele enfrentou corajosamente a corrupção, a violência e todas as coisas ruins que o governo Putin estava fazendo. Mesmo na prisão, ele foi uma voz poderosa em defesa da verdade”, destacou.

Sobre a possibilidade de Navalny ter sido assassinado, Biden disse que ainda não se sabe exatamente o que aconteceu, mas que “não há dúvida de que a morte de Navalny foi consequência de algo que Putin e seus capangas fizeram”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link