Biden fica em silêncio sobre Milei na Argentina; assessores elogiam eleição e relação bilateral

Atualizado em 20 de novembro de 2023 às 20:09
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decidiu não cumprimentar o presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Ele delegou a tarefa ao assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, e ao secretário de Estado, Antony Blinken.

O presidente Lula parabenizou o novo governo argentino em publicação nas redes, mas não citou diretamente Milei. A avaliação do Palácio do Planalto é que os Estados Unidos reconheceram o resultado eleitoral da Argentina mas Biden evitou falar diretamente com um político que apoia seu adversário nas eleições: o ex-presidente Donald Trump.

Em seu recado a Milei, Blinken elogiou “a forte participação e o desenvolvimento pacífico da votação” no país e afirmou que aguarda pela continuidade da cooperação bilateral. Sullivan, por sua vez, parabenizou os argentinos por “eleições livres e justas”.

“Esperamos seguir construindo nossa sólida relação bilateral, baseada em nosso compromisso compartilhado com os direitos humanos, os valores democráticos e a transparência”, afirmou conselheiro de Segurança Nacional de Biden.

Milei foi eleito neste domingo (19) após vitória sobre o ministro da Economia e ex-candidato peronista Sergio Massa. O presidente eleito teve 55% dos votos e o adversário, 44%.

Massa reconheceu o resultado da disputa em discurso após a divulgação do resultado. “Foi uma campanha muito longa e difícil, com conotações duras e espero que o respeito por quem pensa diferente seja estabelecido na Argentina”, afirmou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.