
O ex-deputado dos Estados Unidos George Santos, filho de brasileiros, deve se entregar às autoridades americanas e ser preso nesta sexta-feira (25). Ele foi condenado em abril a sete anos de prisão por fraude eletrônica e falsidade ideológica, após admitir crimes ligados ao financiamento de sua campanha ao Congresso.
O bolsonarista perdeu o mandato em 2023, após cumprir pouco mais de um ano como deputado republicano por Nova York. No acordo judicial, aceitou pagar cerca de US$ 580 mil em multas e confessou ter roubado a identidade de pelo menos dez pessoas, incluindo familiares.
Segundo a imprensa americana, ele tem até 25 de julho, no caso hoje, para se apresentar voluntariamente. “Estou profundamente arrependido”, disse em carta enviada ao tribunal, embora tenha considerado a pena “severa demais”.
Na última quinta-feira (24), Santos publicou mensagens nas redes sociais para se despedir de seus apoiadores. Em tom sarcástico, escreveu: “Aos meus apoiadores: vocês fizeram esse cabaré político valer a pena. Aos críticos: obrigado pela publicidade gratuita. Talvez eu esteja saindo de cena (por enquanto), mas acreditem: lendas nunca se despedem de verdade”.
Well, darlings…
The curtain falls, the spotlight dims, and the rhinestones are packed.From the halls of Congress to the chaos of cable news what a ride it’s been! Was it messy? Always. Glamorous? Occasionally. Honest? I tried… most days.
To my supporters: You made this wild… pic.twitter.com/BKhoMJnTtm
— George Santos (@MrSantosNY) July 24, 2025
Quem é George Santos?
Eleito em 2022, Santos se tornou o primeiro republicano abertamente gay a ocupar uma cadeira no Congresso por um distrito que cobre partes do Queens e de Long Island, reduto tradicionalmente democrata. Desde então, seu caminho foi marcado por mentiras e acusações de corrupção.
Após a vitória, veio à tona que ele havia mentido sobre quase toda a trajetória: inventou passagens por grandes empresas, escondeu dívidas e processos de despejo, e até mentiu sobre a própria mãe.
Dentre as falsas declarações, destaca-se a alegação de que ela teria sobrevivido ao atentado às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. Documentos oficiais de imigração dos EUA desmentem essa afirmação, mostrando que a mãe do bolsonarista não estava no país na época.
Outras mentiras incluem alegações de que seus avós maternos teriam sido judeus sobreviventes do Holocausto, o que não foi comprovado. Santos também afirmou ter perdido funcionários no atentado à boate gay Pulse, em Orlando, sem evidências que respaldem essa história.
O bolsonarista, expulso do Congresso norte-americano em 2023, ficou conhecido no carnaval carioca como Kitara Ravache. Ele desfilava como drag queen em Niterói, no Rio de Janeiro.
O ativista Eula Rochard foi o responsável por relembrar a personificação de Santos no carnaval de 2008. “Eu com o deputado republicano na parada de Niterói. Como eu havia falado, ele não saía da minha casa. Está aí a prova para quem me chamou de mentirosa”, disse em uma entrevista ao Fantástico, da Globo.
Relembre quem é George Santos, mais conhecido como Kitara Ravache, deputado brasileiro (eleito nos EUA) que foi preso por fraude, lavagem de dinheiro, entre outras acusações, num total de 13 crimes.
Parlamentares da extrema direita brasileira se reuniram com Kitara hoje, nos EUA. pic.twitter.com/lYMgDBorLc— Jurunense (@o_jurunense) November 16, 2023
No ano passado, o ex-deputado reviveu Kitara em um vídeo publicado na internet: “Aqui é Kitara, sua favorita, após 18 anos no armário. George Santos me trouxe de volta. Tanto faz! (…) Que tal colocar uma peruca, umas ‘boas’, e se divertir de verdade?”.
Former Congressman George Santos revives drag queen persona Kitara Ravache for Cameo app. pic.twitter.com/MhNryfCmSU
— Pop Crave (@PopCrave) May 1, 2024