Bolsonarista Maurício Souza é alvo de pedido do MPE e pode ter candidatura negada

Atualizado em 21 de agosto de 2022 às 22:23
Maurício Souza e Jair Bolsonaro
Maurício Souza e Jair Bolsonaro

O jogador de vôlei bolsonarista Maurício Souza (PL) foi alvo de um pedido do MPE (Ministério Público Eleitoral) para impugnar sua candidatura a deputado federal. A decisão foi motivada por ele não ter pago uma multa  quando deixou de votar em uma eleição.

Segundo documento anexado ao processo de inscrição do jogador no pleito, ele não está quite com a Justiça Eleitoral em razão de “ausência às urnas”.

Souza, que escolheu como nome na urna “Maurício do Vôlei”, pretende disputar uma vaga na Câmara por Minas Gerais no mesmo partido do seu ídolo, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em outubro de 2021, o esportista causou polêmica e foi demitido por fazer comentários homofóbicos nas redes sociais. Ele se posicionou contra um beijo gay entre dois personagens de uma história de quadrinhos.

Na época, Maurício ganhou o apoio de Bolsonaro, com quem já tinha afinidade, e apareceu publicamente ao lado dele algumas vezes, chegando a visitá-lo no Palácio do Planalto.

A declaração gerou críticas e uma forte pressão de torcedores do time. Seu colega de seleção, Douglas Souza, o criticou publicamente. “Engraçado que eu não ‘virei heterossexual’ vendo os super-heróis homens beijando mulheres… Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas eu tenho uma novidade pra sua heterossexualidade frágil: vai ter beijo, sim”, ironizou o atleta na ocasião.