Bolsonaristas disseminam fake news de Ciro sobre inocência de Lula dita em debate com Duvivier

Atualizado em 21 de maio de 2022 às 11:35

De sexta-feira (20) para sábado (21), os bolsonaristas passaram a disseminar a fake news de Ciro Gomes (PDT) sobre a inocência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dita em debate com Gregório Duvivier. A deputada bolsonarista Bia Kicis e o blogueiro Kim Paim, por exemplo, propagaram a mentira falada pelo pedetista.

Na noite de ontem, Ciro debateu com o humorista Gregório Duvivier. Em um momento da discussão, o presidenciável atacou o petista e lançou a fake news.

“Ele não foi inocentado. É mentira do PT, o Lula teve os processos anulados. Ele volta a presunção de inocência. Isso é mentira do PT”, disparou. Neste ponto, o ex-governador do Ceará chegou a ficar sem argumentos ao levar uma invertida do comediante, conforme noticiou o DCM.

Ciro tem feito ataques diários contra o Lula, e Gregório deixou claro que tais posicionamentos estão sendo usados por bolsonaristas para propagar fake news. O presidenciável não concordou e avisou que manteria sua postura.

Eis que, menos de 24 horas depois, a rede bolsonarista recortou a fala do ex-ministro e passou a propagar a fake news dita por ele. Kim Paim fez um tuíte elogiando o comportamento de Gomes, recebendo milhares de curtidas e compartilhamentos dos seus seguidores.

“Ciro Gomes deu no meio da cara do Duvivier. Escancarou a palhaçada que mente falando que Lula foi inocentado quando na verdade foi descondenado. Anular o processo não inocenta ninguém. As revelações apresentadas durante o julgamento continuam existindo”, escreveu o blogueiro.

Já Bia Kicis, na manhã de hoje, postou o vídeo e também mostrou apreço pela declaração do ex-governador do Ceará: “O Gregório: ‘acho errado chamar o Lula de corrupto já que ele foi inocentado’. Aí vem o Ciro e joga a verdade na cara: ele não foi inocentado, é mentira do PT”.

Tanto a postagem de um quanto do outro viralizaram e estão alimentando as redes bolsonaristas para atacar o ex-presidente Lula e o Gregório Duvivier, exatamente como o humorista falou que aconteceria durante o debate.

Mas qual é a verdade?

Em declaração dada ao DCM, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas, critica fala do ex-ministro. “Ciro é um caso singular para a psiquiatria. Conhece os fundamentos básicos do nosso ordenamento jurídico, mas os aplica de forma seletiva e circunstancial”, comenta.

“Nega ao Lula a condição de todo e qualquer brasileiro sem sentença penal condenatória transitada em julgado, a condição de inocência. Todos os processos farsescos a que Lula respondia foram devidamente anulados ou arquivados. Lula foi vítima de uma perseguição implacável e sem precedentes na história do nosso sistema de justiça”, acrescenta o advogado.

Por fim, ele completa: “Mas, ao final, comprovou aos olhos de todos, inclusive de Ciro, que jamais, em momento algum, cometeu qualquer ato ilícito passível de tipificação criminal. É, sempre foi, inocente. Já Ciro, infelizmente, é a quinta coluna do bolsonarismo. Triste fim”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link