Bolsonaristas distorcem fala de Moraes e espalham fake news; entenda

Atualizado em 18 de abril de 2024 às 16:30
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante discurso na Universidade de São Paulo (USP). Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se tornou alvo de uma fakew news que sugere que ele quer “corroer a democracia por dentro”. A declaração faz parte de um discurso, que foi recortado por bolsonaristas que compartilham o trecho de 30 segundos no X (ex-Twitter).

O vídeo viralizou recentemente, mas o discurso foi feito pelo magistrado em 26 de fevereiro durante a palestra “Democracia e o STF”, na Semana de Recepção às Calouras e aos Calouros da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Na ocasião, ele falou sobre como é possível corroer uma democracia e explicou como grupos políticos usam as redes sociais para duvidas e enfraquecer instituições.

“Não demorou muito para uma extrema-direita, uns extremistas perceberem que as redes sociais eram um caminho para atingir o poder sem precisar passar pelo voto ou atingir o poder pelo voto e nunca mais largar esse poder. Passou a haver um desvirtuamento e uma instrumentalização errônea das redes sociais com método”, afirmou o ministro durante o evento.

“Começa com uma linha de mensagens correta, explicando as coisas, cativando aquele eleitor e depois as famosas fake news. É uma verdadeira lavagem cerebral que é realizada, isso com método de ataque à democracia”, prossegue. As duas declarações foram excluídas do vídeo compartilhado por bolsonaristas, que só deixaram o seguinte trecho:

“Como corroer a democracia por dentro? Sem um discurso tradicional de golpe, de acabar com a democracia. Vamos dizer que a democracia está falida, está desvirtuada, não representa mais os anseios populares e nós, salvadores da pátria, vamos precisar substituir”.

Veja a fake news que está sendo compartilhada por bolsonaristas no X:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link