Bolsonaristas espalham fake news sobre o boné de Lula com as letras “CPX”

Atualizado em 13 de outubro de 2022 às 9:32
Lula com o boné com a sigla “CPX” em ato no Complexo do Alemão, favela da zona norte do Rio. Foto: Reprodução

Depois do ato do ex-presidente Lula (PT) no Complexo do Alemão, favela da zona norte do Rio, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) passaram a divulgar nas redes sociais informações falsas sobre a sigla “CPX” presente no boné do petista.

Bolsonaristas espalham que o Comando Vermelho garantiu a segurança de Lula no local e manipulam imagens associando símbolos do tráfico ao petista.

Em sua rede social, o senador Flavio Bolsonaro postou fotos do petista com o boné. “Mais uma coincidência de simpatia pelo tráfico de drogas?”, disse.

Ele também publicou uma outra mensagem que falava sobre a sigla: “Lula visita ‘QG do Comando Vermelho’ no Alemão, RJ, e usa boné que significa ‘cupinxa (parceiro) do crime’”. Outros aliados do presidente fizeram o mesmo.

Fake news divulgada pelo assessor internacional da Presidência da República Filipe G. Martins: Foto: Reprodução/Twitter

CPX é usado por moradores e por órgãos oficiais para se referir a regiões do Rio de Janeiro que contam com um grupo de favelas. Em nota, a campanha do petista afirmou que a sigla é uma abreviação da palavra “complexo” e criticou a tentativa de associar o ex-presidente a facções criminosas. Moradores do Complexo do Alemão se manifestaram confirmando a versão dada pelos petistas.

A sigla CPX é usada principalmente na internet, para simplificar a digitação. O termo já apareceu no perfil oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) algumas vezes. O termo aparece no perfil para se referir a conjuntos de favelas desde, pelo menos, o ano de 2016.

A campanha de Lula declarou ainda que, na visão de Bolsonaro e seus apoiadores, todo e qualquer morador de favela deve ser visto como bandido.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link