Bolsonaro ameaça usar Mendonça no STF para barrar temas progressistas

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 20:37
Bolsonaro ameaça usar Mendonça para barrar temas progressistas
Presidente diz que ministro pode impedir pautas progressistas

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (24) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, pode impedir pautas progressistas que não concordem com o viés conservador. A declaração do presidente ocorre após a repercussão da descriminalização do aborto na Colômbia. O ministro foi indicado ao STF no ano passado por Bolsonaro que ameaçou usar Mendonça para barrar temas progressistas.

“Se um processo desses começa a andar no Supremo, vamos supor, o André [Mendonça] pode pedir vista. Um pedido de vistas não tem prazo para entregar processo”, disse o presidente durante live nas redes sociais.

“Para vocês verem da importância das indicações de ministros do Supremo, que têm uma certa identidade contigo. E o André Mendonça tem uma identidade grande comigo no tocante às pautas conservadoras, na questão do aborto, da descriminalização das drogas também, nas pautas voltadas para a economia. Assim como o Kassio tem”, completou.

Leia mais:

1- Contra ou a favor? O que pensava Bolsonaro sobre o aborto

2- Aborto é legalizado na Colômbia, decide Corte

3- Bolsonaro critica Colômbia e diz que vai “proteger a vida”

Bolsonaro critica decisão da Colômbia de descriminalizar aborto

O presidente criticou na terça-feira (22) a decisão da Colômbia de descriminalizar o aborto se realizado nas primeiras 24 semanas de gestação. Ele disse que irá lutar para “proteger a vida” de crianças brasileiras.

“Que Deus olhe pelas vidas inocentes das crianças colombianas, agora sujeitas a serem ceifadas com anuência do Estado no ventre de suas mães até o 6° mês de gestação, sem a menor chance de defesa”, escreveu o presidente na rede social. “No que depender de mim, lutarei até o fim para proteger a vida de nossas crianças”.

A decisão para a legalização do aborto, dentro das primeiras 24 semanas de gestação, foi tomada pela Corte Constitucional da Colômbia na segunda-feira (21). Por cinco votos a favor e quatro contra, o aborto foi retirado da lista de delitos do Código Penal colombiano, quando realizado dentro do prazo estabelecido.

A decisão foi comemorada por mulheres em frente à Corte Constitucional da Colômbia e também nas redes sociais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link