Bolsonaro quer impeachment de ministros para aparelhar STF

Atualizado em 20 de agosto de 2021 às 22:24
Bolsonaro
Bolsonaro tem planos para o STF – Foto: Reprodução

Bolsonaro entregou ao Senado o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes. O presidente tem vários motivos para atacar o ministro da Suprema Corte. Um dos objetivos é aparelhar o Supremo Tribunal Federal (STF).

A reportagem do DCM conversou com pessoas que estão “nos corredores do poder”. Todos foram unânimes: o entendimento é que o presidente quer ter bolsonaristas no Supremo. Faz parte da escalada autoritária e golpista que ele tem feito desde o momento em que foi eleito.

O chefe do Executivo tem feito críticas ao sistema eleitoral brasileiro e aos ministros do STF. Os principais alvos são Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso. E, conforme ouviu o DCM, há pontos importantes nisso tudo.

O primeiro é que Moraes e Barroso são, atualmente, os dois ministros que estão em confronto com o bolsonarismo. O primeiro é relator do inquérito das fake news e incluiu o presidente entre os investigados. Nesta sexta (20), ele autorizou mandado de busca e apreensão em imóveis de aliados do governante. Sérgio Reis foi um dos alvos.

O segundo é quem está comandando o TSE e criticou o voto impresso. Para quem não sabe, os bolsonaristas querem a qualquer custo o voto impresso. Claro que os objetivos são obscuros e que desmoraliza a democracia.

Atualmente, o presidente colocou diversos políticos do centrão no governo. O processo de impeachment não é colocado em pauta. Isso significa que ele tem boa parte do Congresso nas mãos.

Agora a escalada autoritária e golpista só não tem andado para frente por conta do STF. Por conta disso, muita gente que faz parte dos corredores do poder aponta que o pedido de impeachment tem um plano maior.

Leia mais:

1 – Camilo Santana recebe Lula no Ceará: “Bem-vindo”

2 – Mário Frias é detonado na web por defender golpista Sérgio Reis

3 – Presidente e seus ministros erguem o túmulo da Educação. Por Gilvandro Filho

Bolsonaro e o aparelhamento

Com as saídas de Moraes e Barroso, o presidente teria o direito de indicar dois nomes para ocupar a vaga no STF. Claro que a votação para aprovar ou não os indicados é do Senado. Porém, raramente há uma negativa da casa com o desejo de um chefe do Executivo.

Então o sonho de Bolsonaro é ter mais bolsonaristas na Suprema Corte. Pois seu projeto de poder autoritário ficaria mais perto de alcançar o sucesso. Só que, aparentemente, o Senado não parece com desejo de levar o pedido de impeachment adiante.