Bolsonaro apela ao STF para negar pedido da PGR sobre dados de seguidores

Atualizado em 18 de julho de 2023 às 17:01
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

Os advogados de Jair Bolsonaro pediram que o Supremo Tribunal Federal (STF) negue solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR) por dados de seus seguidores. O órgão requisitou que as redes sociais forneçam identificação de todas as contas que sem os perfis do capitão em diversas plataformas. A informação é do Metrópoles.

Ambas as solicitações foram feitas ao ministro Alexandre de Moraes, responsável por inquérito que investiga os incitadores do ataque terrorista de 8 de janeiro.

Os advogados Paulo Amador da Cunha Bueno, Daniel Bettamio Tesser e o ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro Fábio Wajngarten alegam que a PGR quer “promover medidas aptas à intimidação político-ideológica de milhares de cidadãos brasileiros”.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, responsável na PGR pelo inquérito do 8 de Janeiro, já havia argumentado que o objetivo do pedido é “dimensionar o impacto das publicações e o respectivo alcance” das redes de Bolsonaro. “Jamais iria investigar milhões de pessoas, seria até impossível fazer isso”, afirmou.

Ele também pediu que Alexandre de Moraes cobre a empresa Meta para que seja enviada uma cópia do vídeo publicado por Bolsonaro dois dias após o ataque, quando divulgou fake news sobre o sistema eleitoral. O procurador quer ter acesso a informações como quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, repostagens, comentários e demais métricas aferíveis.

A PGR também pediu uma lista com todas as publicações de Bolsonaro referentes a eleições, urnas eletrônicas, TSE, STF e Forças Armadas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link