“Bolsonaro é um assassino e seu lugar é na prisão”, diz Sebastião Salgado à TV italiana

Atualizado em 19 de outubro de 2021 às 8:56
Bolsonaro
Sebastião Salgado, em entrevista à TV de notícias italiana Sky TG24

“Bolsonaro é um assassino, um homem violento e não merece nada de bom deste planeta, dos brasileiros”, disse Sebastião Salgado, em entrevista à TV italiana Sky TG24. Ele estava em Roma, no último dia 13, para inaugurar sua exposição de fotografias sobre a Amazônia.

A declaração foi em resposta à reportagem, que lhe perguntou sobre a denúncia contra o mandatário no Tribunal Penal Internacional. “O presidente Bolsonaro foi acusado de crime contra a humanidade por um grupo de advogados. O que você pensa sobre?”

“Eu acredito que eles fazem bem. Bolsonaro é um assassino, é um homem violento e não merece nada de bom deste planeta, dos brasileiros. Imagine um homem contra as mulheres, a floresta, contra as minorias, um homem colocando armas nas mãos de todos os brasileiros”, apontou o fotógrafo.

“Houve um tempo em que era proibido ter armas e ele está incitando toda essa violência no país. Eu penso que o único lugar certo para Bolsonaro é dentro de uma prisão”, afirmou.

Leia também:

1 – Fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é um dos vencedores do 32º Nobel das Artes

2 – VÍDEO: “É vergonhoso o que os líderes do Brasil estão fazendo”, diz Greta Thunberg no Senado

3 – Desmatamento em terras com indígenas isolados cresce mais de 200% em julho

“Eu espero que a minha fotografia não se transforme na memória de algo que existiu no passado”, desejou.

“Eu acredito que antes de destruírem todas essas coisas, nós vamos desaparecer como espécie. Quando nós desaparecermos como espécie, tudo vai se reconstruir sozinho. Eu não tenho medo pelo planeta. Eu tenho medo do perigo que estamos vivendo enquanto espécie”, defendeu.

“Desmatamento significa o fim de cada sociedade indígena. É bastante dramático. Ainda não chegamos lá. A maioria dos povos indígenas ainda não está em perigo de extinção. Mas é claro: se destruímos a floresta, destruímos sua cultura, destruímos sua língua, destruímos tudo”.

“Eles vão desaparecer. Provavelmente nem todos morrerão, mas serão integrados de alguma forma, como cada um no passado”, alerta.

COP26

Na mesma reportagem, Sebastião Salgado lançou uma mensagem às lideranças mundiais às vésperas da COP 26, a próxima conferência do clima em Glasgow, na Escócia.

“Todo discurso político no mundo nesse momento é sobre sustentabilidade, aquecimento global”, disse o fotógrafo.

“A Amazônia está no centro deste debate. Dependemos dessa floresta para o sequestro do carbono, para a distribuição de umidade no planeta, para a grande concentração de biodiversidade.”

“Para cada espécie, a Amazônia deve estar no centro do debate. Aos políticos, peço-lhes que parem a importação de madeira da Amazônia”, propôs.

“Podemos atingir uma grande vitória na COP 26 se proibirem em todo o planeta a importação de madeira da floresta amazônica”.

Salgado também convocou a presença do setor ruralista. “Para que esta COP 26 seja eficaz, devemos incluir representantes do mundo rural”.