VÍDEO: “É vergonhoso o que os líderes do Brasil estão fazendo”, diz Greta Thunberg no Senado

Atualizado em 10 de setembro de 2021 às 13:21
Greta Thunberg participou de sessão no Senado brasileiro. Imagem: Reprodução

A ativista ambiental sueca, Greta Thunberg, de 18 anos, participou de uma audiência pública no Senado, nesta sexta-feira (10), e criticou as ações dos líderes brasileiros. Segundo ela, as atitudes do Brasil em relação ao meio ambiente e aos povos indígenas são “extremamente vergonhosas”. Assista ao vídeo no final da página.

“O Brasil não começou essa crise, mas acrescentou muito combustível nesse incêndio. O Brasil não tem desculpas para não assumir sua responsabilidade. A Amazônia, os pulmões do mundo, agora está no limite e emitindo mais carbono do que consumindo por causa do desmatamento e das queimadas. Isso está acontecendo enquanto nós assistimos, isso está sendo diretamente alimentado pelo governo. O mundo não pode arcar com o custo de perder a Amazônia”, discursou Greta aos senadores.

Leia mais:

1. Renan diz que recebeu relatório sobre Hang que Abin diz não existir

2. Um dia após arregar para Moraes, Bolsonaro recebe blogueiro defensor do fechamento do STF

3. Internauta explica por que o MBL não tem credencial para liderar ato democrático

4. VÍDEO: Bolsonaro diz que gado não leu a nota escrita por Temer e por isso reclama

5. Carluxo reaparece nas redes e diz que Globo faz propaganda para Lula

No mês de agosto, a floresta Amazônica teve pelo menos 28 mil focos de queimadas, o terceiro pior resultado nos últimos 11 anos para o período, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esses números só ficam atrás dos registrados nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro.

Durante sua fala na audiência pública, Greta não citou diretamente Bolsonaro, mas culpou a política ambiental brasileira pelo aumento do desmatamento.

A ativista esteve na audiência a convite da Comissão de Meio Ambiente, para comentar o último relatório do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assista à fala no vídeo abaixo.