Apoie o DCM

Renan diz que recebeu relatório sobre Hang que Abin diz não existir

O empresário bolsonarista Luciano Hang
O empresário bolsonarista Luciano Hang

Renan Calheiros diz que recebeu relatório da Abin sobre Luciano Hang, dono da Havan. O documento havia sido publicado pelo UOL e desmentido pelo próprio órgão.

“Declaro que recebi, na qualidade de senador e relator da CPI da Pandemia, o mesmo conteúdo do relatório classificado como elaborado pela Abin acerca do empresário Luciano Hang e publicado pelo portal UOL”, afirmou o senador, segundo o site.

O suposto documento era um relatório de 15 páginas que questionava a fortuna de Luciano Hang. O chefe da Abin, Alexandre Ramagem, negou a existência do documento. O Véio da Havan além de entrar com ação contra o site, pediu que Ramagem fizesse o mesmo.

O juiz Gilberto Gomes de Oliveira Junior, da Vara Cível de Brusque (SC), determinou a retirada da matéria do ar. Ele determinou direito de resposta sob pena de multa diária de R$ 10 mil, até o limite de R$ 200 mil.

Leia também:

1 – Dono da Havan vai para a lista de investigados na CPI

2 – Véio da Havan perde ação contra o DCM por série de reportagens sobre ele

O que dizia o suposto relatório da Abin contra Hang

Segundo Lucas Valença, que escreveu a reportagem, o documento diz que a Havan esteve “sempre expandindo os negócios, sem sócios, sem investidores, sem endividamento e muitas vezes parecendo possuir uma fonte oculta de recursos, que não se explicaria apenas por sonegação fiscal e contrabando de artigos importados para lojas”.

O repórter ainda apontou que a finalidade do relatório era alertar o presidente sobre sua proximidade como bolsonarista. Para o órgão, havia riscos à atual gestão manter o empresário por perto.