Bolsonaro entra em queda de braço com Centrão

Atualizado em 13 de dezembro de 2021 às 19:26
Bolsonaro
Bolsonaro tem tido problemas com o Centrão

O discurso radical de Bolsonaro tem desagradado parte do Centrão, mas o presidente avisou que não vai abaixar o tom. E ele tem convencido outros aliados do PP, PL e Republicanos que suas falas estão corretas. E isso tem causado atrito dentro desses três partidos.

Conforme apurou o DCM, o chefe do executivo federal explicou que seguiu por um tempo a estratégia de ser ponderado. Na visão dele, não conseguiu agradar os “arrependidos” e ainda perdeu apoio da sua base raiz. Por isso decidiu seguir os conselhos da ala ideológica.

Um grupo de deputados e senadores do Centrão passou a concordar com o presidente. E deu carta branca para ele radicalizar. Eles se comprometeram a blindar o governante no Congresso Nacional. Desde que ele não ataque os parlamentares como fez tempos atrás.

“É um acordão que foi feito. O presidente não ataca o Congresso e radicaliza em outras coisas. E aí as pautas do governo passam, porque esses deputados acabam blindando ele. Uma mão vai lavar a outra”, explicou um deputado que faz parte da base aliada do governo.

Leia mais:

1 – MST realiza ações de solidariedade com as famílias atingidas após enchentes na Bahia

2 – Coronel e diretor: Quem é o segurança do presidente da República que agrediu jornalistas na Bahia

3 – Depois de susto do STF, Centrão volta ao comando do país. Por Helena Chagas

Bolsonaro não tem o apoio de todo o Centrão

Só que a explicação do presidente convenceu uma minoria do Centrão. A grande parte do PP, PL e Republicanos é contra o discurso radical. Na opinião desses parlamentares, o governante precisa apostar em discussões econômicas.

“Ninguém quer saber de comunismo, kit gay, esquerda, direita, centro e dízimo quando tão com fome. A pessoa quer ter comida na mesa e emprego. Quem tiver o melhor discurso sobre o assunto levará no ano que vem. E o Bolsonaro não consegue entender isso”, completou o parlamentar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.