Bolsonaro começa processo para regularizar visto às pressas

Atualizado em 27 de janeiro de 2023 às 17:02
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em frente a sua residência em Orlando, nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A menos de três dias para a expiração de seu visto oficial, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fugiu para Orlando, nos Estados Unidos, no dia 30 de dezembro, um dia antes do término de seu mandato, começou a dar entrada em um processo de mudança de visto para permanecer no país.

Apesar de não se saber qual o visto utilizado por Bolsonaro para entrar no país norte-americano, o cenário mais provável, comentado reservadamente por diplomatas, é que tenha usado visto diplomático dado a chefes de Estado. O visto do ex-capitão vencerá na próxima segunda-feira (30).

Segundo integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-chefe de Estado, de fato, entrou nos EUA com o visto oficial e, por isso, deverá substituir pelo de turista, com duração de 90 dias. Com o novo documento, o ex-presidente poderá ficar mais três meses no país.

De acordo com fontes, o ex-capitão possui visto de turista e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) esteve em dezembro na embaixada dos EUA em Brasília, onde o visto para turismo é concedido. Até então, o casal ainda possui uma solução para evitar a deportação: solicitar ao governo americano, portanto, a “troca” de status no país, considerando que já possuem o visto de turista.

Mas, para isso acontecer, é feito um procedimento junto ao Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS). Caso seja feito o pedido, segundo fontes ouvidas, Bolsonaro poderia aguardar a resposta no país de maneira regular e continuar por lá. Agora, em uma corrida contra o tempo, o ex-presidente está tentando regularizar sua situação no país.

Além disso, segundo o colunista Igor Gadelha, do site “Metrópoles”, na semana passada, o dono da residência onde o ex-presidente está hospedado, o lutador José Aldo, foi informado que Bolsonaro decidiu estender sua permanência do local, ao menos, até o fim de fevereiro.

Segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, durante uma entrevista, o presidente do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PL), comentou que o ex-capitão prometeu retornar dos EUA na próxima semana. Aliados do ex-presidente, no entanto, acreditam que não há prazo definido.

O ex-presidente é investigado perante o Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta incitação aos atos golpistas. Mas, ele só passará a ser réu se vier a ser formalmente acusado de crime após as investigações e a denúncia for aceita pela Corte, quando há a abertura do processo criminal.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, informou que se um portador de visto oficial não estiver mais em solo americano em nome de seu governo, “cabe a esse portador de visto deixar os EUA ou solicitar uma mudança dentro de 30 dias”. Caso contrário, estará sujeito a deportação. Porém, outras autoridades americanas reforçam a extradição de Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link