Bolsonaro comemora vitórias da extrema-direita na Europa

Atualizado em 9 de junho de 2024 às 23:34
Bolsonaro e Viktor Orbán, presidente de extrema-direita da Hungria. Foto: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais, neste domingo (9), o crescimento da extrema-direita no Parlamento Europeu após as eleições realizadas na última semana. As previsões iniciais indicam que, embora partidos de centro tenham mantido o controle geral do parlamento, a extrema-direita nacionalista conseguiu avanços significativos, especialmente em países como França, Alemanha, Espanha e Itália.

“A Europa mostra que a vontade popular prevalece sem determinadas intromissões e logo mais se repetirão em outras partes do mundo”, escreveu Bolsonaro no X, antigo Twitter.

As eleições para o Parlamento Europeu podem resultar na manutenção da atual presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, da União Democrata Cristã (CDU), partido conservador alemão. Os eleitores dos 27 países-membros da União Europeia elegeram seus representantes para os próximos cinco anos, e os resultados mostram uma tendência política mais focada na limitação da imigração.

“Todo o establishment está espumando de ódio e distribuindo suas fake news para difundir nas redações, estridentes com as pessoas que tanto querem calar. A vitória do povo mostra que as agendas impostas pelo sistema não estão satisfazendo sua vontade”, escreveu o ex-presidente.

Os avanços mais significativos da extrema-direita ocorreram na França, Itália, Áustria e Hungria. Na França, por exemplo, o presidente Emmanuel Macron reagiu rapidamente após o encerramento das votações para o Parlamento Europeu, anunciando a dissolução do Parlamento francês e convocando novas eleições.

“A lição principal é clara, este não é um bom resultado para os partidos que defendem a Europa, incluindo o da maioria presidencial. Os partidos de extrema-direita, que nos últimos anos se opuseram a tantos progressos tornados possíveis pela nossa Europa, estão progredindo em todo o continente”, disse Macron em um pronunciamento feito após convocar novas eleições legislativas na França.

Este crescimento da extrema-direita pode ter implicações importantes para a futura política da União Europeia, especialmente em áreas como imigração, segurança e cooperação internacional.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link