Como Bolsonaro convenceu Guedes a furar o teto

Atualizado em 22 de outubro de 2021 às 20:45
Paulo Guedes e Bolsonaro
Paulo Guedes foi convencido por Bolsonaro

Após ter uma forte discussão com Paulo Guedes, o presidente Bolsonaro demonstrou fragilidade ao ministro. No meio de tantas explicações para furar o teto, o governante falou uma frase que marcou o chefe da pasta econômica. Tais palavras mexeram com o economista.

“Eu vou perder a eleição”, disse Bolsonaro ao ministro. Guedes balançou. Na visão dele, a derrota do presidente significaria seu fracasso. Para aliados, após a reunião, disse que o furo do teto será temporário. “Caso ele vença, vamos fazer diferente em 2023”, ele chegou a falar.

Na quinta (21), houve uma discussão acalorada entre os dois. Paulo pediu demissão no meio de uma conversa cheia de gritaria e troca de acusações.

Leia também:

1- Prevent Senior assina acordo com MP e não vai mais receitar kit covid

2- Deputados do PTB querem afastamento de Roberto Jefferson por ataques ao STF

3- Cotado para ser vice de Lula, Rodrigo Pacheco confirma oficialmente filiação ao PSD

A reunião entre Bolsonaro e Paulo Guedes

O Bolsonaro exigiu o Auxílio Brasil de R$ 400,00. Guedes, por sua vez, tinha dito que não permitiria de jeito nenhum. Bolsonaro enfatizou que o presidente era ele e Guedes retrucou: “Não podemos furar o teto, se é esse o caminho, me demite, então”.

Com medo, Bolsonaro afirmou que precisa do ministro. “Sem você eu perco a eleição”, disse. A discussão resultou em uma outra visita do mandatário no Ministério da Economia, nesta sexta (22), em que reafirmou confiança no ministro.

Coletiva de Guedes e Bolsonaro

Ao lado do presidente, Guedes afirmou que o “Brasil vai crescer muito mais que as previsões”. Ele repetiu a mesma fala que defendeu nos últimos tempos. Já o presidente, afirmou que tem “confiança absoluta” no ministro da Economia e acrescentou que seu governo não fará “nenhuma aventura” na economia.

“Tenho confiança absoluta nele, ele entende as aflições que o governo passa. [Guedes] assumiu em 2019, fez um brilhante trabalho, quando começou 2020, a pandemia, uma incógnita a para o mundo todo”, declarou.