Destaques

Bolsonaro cresce em SP e tem empate técnico com Lula, diz Genial/Quaest

Lula e Bolsonaro
Foto: Reprodução

De acordo com nova pesquisa Genial/Quaest, o ex-presidente Lula (PT) e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), estão em situação de empate técnico na preferência dos eleitores de São Paulo. O petista manteve os 37%, e o atual presidente oscilou positivamente de 32% para 35% entre os paulistas entre julho e agosto. Esta é a menor diferença entre os dois desde março, quando Lula tinha 39% e Bolsonaro, 25%, uma distância de 14 pontos que foi reduzida a apenas dois.

No segundo turno, Lula e Bolsonaro também estão empatados, mas no limite da margem de erro: o petista de 44% e o presidente, 40%. Em março, esse placar era 48% a 31% a favor de Lula. No mês passado, 46% a 37%. Os dados, tanto das sondagens sobre os dois turnos deixam claro o fortalecimento de Bolsonaro no estado de São Paulo.

Outros presidenciáveis mantiveram estabilidade, com Ciro Gomes (PDT, 7%) e Simone Tebet (MDB, 3%). Os demais não passam de 1%. Brancos e nulos ou pessoas que não pretendem votar são 9%, e indecisos, 6%. A soma das intenções de votos nos demais candidatos à Presidência é hoje de 13%, segundo a Genial/Quaest. Trata-se de oscilação no limite da margem de erro em relação ao percentual do início de julho, que foi de 17%.

Na pesquisa espontânea, o número de indecisos oscilou negativamente de 44% para 41%. Bolsonaro e Lula, que estavam empatados com 25% em julho, agora têm uma distância numérica de um ponto a favor de Lula (27% a 26%). Os números melhores de Bolsonaro, portanto, aparecem quando os eleitores precisam escolher a partir de um cardápio apresentado pelo entrevistador, na chamada pesquisa estimulada.

Entre quem recebe o Auxílio Brasil (mesmo antes do pagamento turbinado de R% 600 que começou nesta terça-feira), Bolsonaro saltou de 20% para 29% em um mês, enquanto Lula oscilou negativamente de 54% a 51%. O apoio de a Lula também tem tendência de queda no limite da margem de erro entre jovens de 16 a 24 anos (de 47% para 43% em um mês), com Bolsonaro oscilando positivamente de 20% para 22% nesse público, após tentar fazer acenos usando argumentos como a tecnologia 5G para jogar videogames. Entre os com 60 anos ou mais, Bolsonaro subiu sete pontos percentuais e Lula caiu sete. O presidente agora tem 38% entre os mais velhos de São Paulo e Lula, 35%. Em julho, o placar era favorável a Lula: 42% a 31%.

Entre os evangélicos, Bolsonaro também avançou em um mês, pulando de 42% para 48% em São Paulo. Lula teve variação numérica negativa de 27% para 26%. Já entre os católicos, o petista teve oscilação positiva de três pontos e agora chega a 42% contra 30% de Bolsonaro, que variou um ponto de julho para agosto dentro da margem de erro.

No recorte por sexo, Bolsonaro registrou tendência de alta e está à frente de Lula entre os homens (40% a 34%). A distância entre o atual presidente e o petista caiu entre as mulheres no estado, mas dentro da margem de erro: são 30% as eleitoras paulistas que apoiam a reeleição de Bolsonaro, contra 40% que querem a volta de Lula ao Palácio do Planalto. Há um mês, o placar entre as eleitoras de São Paulo era de 39% a 28% para o petista.

Contratada pelo banco Genial, a Quaest entrevistou 2 mil pessoas. A pesquisa foi feita com entrevistas presenciais entre os dias 5 e 8 de agosto e ainda não capta os efeitos dos novos pagamentos do Auxílio Brasil turbinado, no valor de R$ 600, que começaram a ser feitos na terça-feira. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-07655/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jeniffer Andrade

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jeniffer Andrade

Recent Posts

Felipe Neto detona Folha e Globo por fake news sobre desemprego: “Sensacionalistas”

O influenciador Felipe Neto desmentiu as matérias da Globo e Folha de S.Paulo que afirmam…

33 minutos ago

DCM Ao Meio-Dia: Colunista da Folha defende “bolsonarismo moderado” de olho em 2026

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

57 minutos ago

Lula participará de ato de centrais sindicais no 1º de Maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará de um ato no Dia do…

1 hora ago

Quem é Samara Mapoua, influencer trans que voltou à cadeia após decisão judicial

A influenciadora digital Samara Mapoua, de 30 anos, voltou a ser presa nesta segunda-feira (29/4)…

2 horas ago

Exército não irá promover Mauro Cid ao posto de coronel

A alta cúpula militar optou por não promover Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente…

3 horas ago

Colunista da Folha defende “bolsonarismo moderado”

O colunista da Folha de S.Paulo, Joel Pinheiro da Fonseca, publicou um artigo na última…

3 horas ago