Bolsonaro cresce, mas ainda é rejeitado por quase metade dos brasileiros, diz pesquisa

Atualizado em 7 de abril de 2022 às 11:19
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (7), registra o melhor desempenho do presidente Jair Bolsonaro (PL) desde o início da série histórica, em julho de 2021. Ele ainda é rejeitado, no entanto, por quase metade dos brasileiros. 26% dos entrevistados, dois pontos percentuais a mais que o último levantamento, avaliam a gestão como positiva. 25% dizem ser regular e 47%, negativa, dois a menos que a consulta mais recente.

As regiões que tiveram as maiores variações na avaliação do governo são Sul e Norte. De acordo com o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, a melhora “tem dois fatores explicativos: um de cunho distributivista e outro de cunho político”.

No aspecto distributivo, o auxílio emergencial foi o fator que mais contribuiu para o crescimento de Bolsonaro. “Antes do Auxílio, a distância positivo/negativo no grupo que passou a receber a ajuda financeira era de 47 pontos (Nov/21). Essa diferença caiu para 22 pontos”, analisa Nunes. “No grupo que não recebeu o auxílio, a diferença era de 34 pontos (Nov/21) e foi para 19 pontos”.

Já no aspecto político, a ascensão do presidente se deu dentro da base que votou nele em 2018. “A cada mês, aumenta o número de eleitores que avaliam bem o governo entre aqueles que elegeram Bolsonaro. Em novembro de 21, a distância do positivo para o negativo era de 11 pontos, agora é de 35 pontos”, diz o cientista político. Veja os gráficos abaixo:

Leia também:

1- Lula vence todos os candidatos de lavada no 2º turno, diz pesquisa Ipespe

2- Elite brasileira é escravista e classe média ostenta demais, diz Lula

3- Lula fica estável e Bolsonaro cresce com saída de Moro, diz pesquisa Ipespe

Lula tem larga vantagem sobre Bolsonaro na pesquisa Genial/Quaest

Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro

Em um cenário em que o ex-presidente disputa com o atual mandatário da República, o petista tem uma vantagem de 21 pontos. Lula tem 55% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro fica com 34%.

Os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo marcam 8%, menor número registrado pelo levantamento desde julho de 2021. 3% dos entrevistados ainda se dizem indecisos.

 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link