Lula fica estável e Bolsonaro cresce com saída de Moro, diz pesquisa Ipespe

Atualizado em 6 de abril de 2022 às 10:26
Lula, Bolsonaro e Moro
Lula, Bolsonaro e Moro

A nova pesquisa do Ipespe, sob encomenda da XP Investimentos, indica um crescimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a desistência do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil). É o primeiro levantamento sem o nome de Moro, que concorrerá mais ao Planalto e deve se candidatar a deputado federal. O levantamento aponta também que o ex-presidente Lula (PT) segue estável na liderança.

O petista tem 44% das intenções de voto, mesmo resultado da última pesquisa do instituto, realizada há 15 dias. Bolsonaro subiu de 26% para 30%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também herdou votos de Moro e subiu de 7% para 9%. O governador de SP, João Doria (PSDB) passou de 2% para 3% e a senadora Simone Tebet (MDB) foi de 1% para 2%.

O levantamento foi realizado por telefone e entevistou 1.000 pessoas entre 2 e 5 de abril. O nível de confiança é de 95,45% e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03874/2022.

pesquisa Ipespe
A nova pesquisa Ipespe

LEIA MAIS:

1. Eleitorado de São Paulo rejeita terceira via, mostra nova pesquisa
2. Lula massacra Bolsonaro no Rio Grande do Norte, diz levantamento; veja números

3. Haddad lidera com folga disputa pelo governo de SP

Bolsonaro também cresce na pesquisa espontânea

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

O Ipespe também mostra a modesta ascensão do chefe do Exetucivo na pesquisa espontânea. Lula permanece à frente com 36%, mesmo número de março. Já Bolsonaro oscilou dois pontos para cima, e agora registra 27%. É a mais alta pontuação obtida por ele desde o início dos levantamentos, em janeiro de 2020.

Os demais candidatos aparecem muito atrás. Ciro Gomes tem 4% e Sergio Moro, 2%. Com 1% aparecem Doria, Tebet e o deputado federal André Janones (Avante). O governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) não pontuaram na espontânea.

Pesquisa espontânea do Ipespe
Pesquisa espontânea do Ipespe

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link