analise

“Bolsonaro é mesmo um genocida”: Visita do presidente com empresários ao STF repercute no Congresso

Bolsonaro vai a pé ao STF com empresários e provoca aglomeração

Foram muitas as declarações de membros do Parlamento sobre a ida do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e um grupo de empresários, ao Supremo Tribunal Federal (STF) no fim da manhã desta quinta-feira (7). Na pauta do encontro – sem prévio agendamento – com o ministro Dias Toffoli, o grupo defendeu o fim do isolamento social e o retorno da atividade econômica no país. Enquanto a comitiva se reunia no STF, Nelson Teich, da Saúde, argumentava que as medidas de lockdown deveriam ser avaliadas “caso a caso” na Câmara dos Deputados.

Comitiva

Eles estavam acompanhados do ministro da Economia, Paulo Guedes, que, ao fim do encontro, afirmou ser porta-voz de um apelo de diferentes setores da indústria. “Eles vinham dizendo que estavam conseguindo preservar os sinais vitais e agora o sinal que passaram é de que está difícil, a economia está começando a colapsar. E aí não queremos correr o risco de virar uma Venezuela, não queremos correr o risco de virar sequer uma Argentina, que entrou em desorganização, inflação subindo, todo esse pesadelo de volta”, disse o ministro.

Repercussão

“Nenhuma ação de Jair Bolsonaro é em defesa da vida dos brasileiros. A marcha insana continua, como essa ida hoje ao STF para pressionar pelo fim do isolamento social contra o coronavírus. Bolsonaro é mesmo um genocida”, definiu o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA).

Representante do PSOL, deputado David Miranda (RJ), registrou, em suas redes sociais, o pouco apreço do presidente com a população brasileira. “Bolsonaro levou megaempresários ao STF para pressionar pelo fim do isolamento social. São mais de 8 mil mortes e um atraso criminoso na renda básica emergencial. Já deu bilhões aos bancos, agora é a vez dos megaempresários. Sabem com quem este canalha nunca se preocupou? O povo!”

Diplomata de carreira, o deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) chegou a afirmar que o Brasil é um Estado de exceção em relação ao mundo. “ As autoridades brasileiras são as únicas no mundo que sabotam a saúde pública e disseminam, deliberadamente, o caos. Bolsonaro e sua turma significam o colapso completo”.

Já o senador Rogério Carvalho (PT-SE) alertou sobre a precariedade dos equipamentos de saúde no país, em estado mais deteriorado que a própria economia. “Agora Bolsonaro e Guedes reclamam que a ‘economia está na UTI’. A vida dos brasileiros também estão e nem respiradores mecânicos temos, profissionais da saúde se protegem com sacos de lixo porque não temos EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], faltam médicos, tudo por conta da insistência do Presidente em ignorar a pandemia.”

Ação e Reação

Presidente nacional do PDT, Carlos Luppi usou a terminologia da necropolítica para explicar o que ocorre no país. “Hoje Bolsonaro participou de uma reunião com Toffoli e um grupo de empresários cujo pedido central era a volta à normalidade. ‘A indústria precisa sair da UTI’ disse um deles, enquanto a população faz filas para entrar em uma. Chega dessa necropolítica. Impeachment Já”, disse, apontando o pedido de afastamento protocolado pelo partido.

Terceirização de mortes

Presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire chegou a afirmar que o intuito da ida foi a coação da instituição. “Guedes e Bolsonaro organizaram uma marcha da estupidez e da morte em direção ao STF, com um séquito de empresários, para coagir a Corte, colocar a crise no colo dos ministros e terceirizar suas responsabilidades. No caminho, pisaram nos 8,5 mil mortos que a Covid-19 já deixou”, declarou.

Senador do Cidadania, Fabiano Contarato (ES) preferiu recordar o real papel do presidente. “Mais de 8 mil mortos no país e o Presidente, populista, sem real compromisso com a nossa sociedade, vai ao STF constranger ministros? Quer o fim do isolamento social a qualquer custo! Ouviu o que merecia: tem de propor soluções. Viáveis, claro!”, apontou.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Após articulação de bolsonaristas, relator muda voto para absolver Jorge Seif no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está sendo palco de uma reviravolta nos bastidores antes mesmo…

12 minutos ago

“Bebê Rena”: por que um pacto sinistro com obsessão virou hit da Netflix

O ódio é a recompensa da ira dos derrotados  em uma sociedade excludente e individualista…

1 hora ago

Joel Pinheiro da Fonseca, Folha de S.Paulo e os liberais amantes do “fascismo moderado”

Por Roberto Santana Santos* Na noite do dia 29 de abril, o colunista Joel Pinheiro…

1 hora ago

Onda de calor: SP deve bater recorde de temperatura desde 1943

O estado de São Paulo pode ter máxima de 31ºC em todos os dias desta…

2 horas ago

Brasil cria 719 mil vagas formais no trimestre e tem crescimento de 25,7% em março

O Brasil abriu 244.315 novos postos de carteira assinada em março de 2024, o que…

2 horas ago

Folha muda título de matéria desonesta sobre taxa de desemprego

A Folha de S.Paulo mudou o título de uma matéria desonesta sobre desemprego, mas manteve…

3 horas ago