Em meio à guerra, Bolsonaro faz elogio a Putin

Atualizado em 8 de março de 2022 às 21:58
Em meio à guerra, Bolsonaro faz elogio a Putin. Os dois presidentes se olham com expressão simpática.
Declarações foram feitas em encontro com lideranças evangélicas. Foto: Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (8) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é “um dos homens mais poderosos do mundo”. O elogio acontece em meio à guerra com a Ucrânia, que já entrou no 13° dia consecutivo.

“Há poucas semanas, eu estive com um dos homens mais poderosos do mundo. Ele vive num conflito com o país vizinho. Mas eu me lembro, depois de quase três horas conversando com ele […] na saída, me lembro muito bem da mensagem que eu poderia dar naquele momento. Falei: ‘Presidente Putin, o mundo é a nossa casa e Deus está acima de todos nós”, disse o chefe do Executivo em um evento que reuniu ministros e líderes evangélicos.

Bolsonaro não entrou em detalhes sobre a guerra na Europa, mas comentou que “não é fácil tomar decisões”. O chefe do executivo federal tem apostado em um posicionamento neutro em relação à guerra, apesar da diplomacia do país ter votado a favor de condenações à Rússia.

Leia mais:

1 – “Eu dirijo a nação para onde desejarem”, diz Bolsonaro a pastores

 

2 – Gabinete do ódio fica em silêncio e preocupa Bolsonaro

 

3 – VÍDEO: “Deixa pra votar no Bolsonaro”, diz desembargadora durante sessão

Presidente Bolsonaro voltou a falar sobre Putin

Em outro momento, o presidente disse que Putin apoiou o Brasil quando os outros sugeriram “relativizar” a soberania da Amazônia. “Com poder de veto, o presidente Putin exerceu esse poder, não se discutiu essa relativização em nome da questão ambiental. Agradeci a ele”, afirmou.

Ao grupo, o chefe do Executivo também criticou o processo de demarcação das terras indígenas ao comentar sobre a questão dos fertilizantes, que tiveram a importação impactada com a guerra.

“Desde 2008 dentro do Congresso a gente está falando da questão fertilizantes, mas tivemos um problema, que se agravou a partir de 1992, a verdadeira indústria da demarcação de terras indígenas, que passou a inviabilizar grande parte do território nacional.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link