Bolsonaro estaciona e Lula segue na liderança isolada, diz nova pesquisa

Atualizado em 16 de março de 2022 às 14:54
Pesquisa PoderData
Distância entre o líder da pesquisa, Lula (PT), e o 2º colocado, Jair Bolsonaro (PL), vinha caindo, mas estabilizou.
Foto: Reprodução

A nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (16), indica que a recuperação do presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu fôlego. O ex-presidente Lula (PT) tem uma vantagem de 10 pontos contra o atual chefe do Executivo. São 40% do petista contra 30% do ex-capitão do Exército.

Levantamentos realizados na semana passada, incluindo os do PoderData, ainda indicavam o crescimento de Bolsonaro. Há duas semanas, o placar era de 40% a 32%, de acordo com a pesquisa do instituto. Agora, apesar de ter caído um pouco, a variação está dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foram entrevistadas 3 mil pessoas nas 27 unidades da Federação. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 15 de março.

Leia também:

1- Boric, novo líder chileno, declara apoio a ex-presidente petista: “Muito sucesso”

2- Em votos válidos, ex-presidente vence no primeiro turno, diz nova pesquisa

3- Kalil quer conversar com ex-presidente nas eleições de 2022: ‘Será um prazer’

Lula mantém vantagem larga contra Bolsonaro no 2º turno

O PoderData indica que o petista venceria Bolsonaro no 2º turno com facilidade. Lula marca 50% contra 36% de Jair. A distância manteve-se estável em relação à pesquisa anterior.

No levantamento realizado de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021, foi registrada a maior distância entre os dois. Na ocasião, Lula marcou 55% e Bolsonaro, 30%, uma diferença de 25 pontos. Agora, 14 pontos separam os principais postulantes ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano.

34% dos eleitores da 3ª via votam em Lula caso ele tenha chance no 1º turno, diz pesquisa

A nova pesquisa da Quaest Consultoria mostra a importância do voto útil para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eleitores da terceira via, por exemplo, são cruciais para uma possível decisão da eleição ainda no primeiro turno.

A Quaest registrou o ex-presidente em primeiro lugar com 46% com o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) em segundo com 26%. Nem Bolsonaro, nem Lula ficou 25%. A pesquisa mostrou, no entanto, que eleitores desses outros candidatos podem mudar seus votos para evitar que um dos dois vença.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link