Bolsonaro exonera Ciro Nogueira e outros ministros no penúltimo dia de mandato

Atualizado em 30 de dezembro de 2022 às 10:10
 Ciro Nogueira (Republicanos) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em evento no Palácio do Planalto
Foto: Reprodução/Pedro Ladeira/Folhapress

Na manhã desta sexta-feira (30), em seu penúltimo dia de mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu exonerar ministros e secretários-executivos que integravam o governo. Os atos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (30).

Entre os exonerados, estão o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o economista Célio Faria Júnior da Secretaria de Governo e o engenheiro Daniel Ferreira do Desenvolvimento Regional. O capitão André Porciuncula (PL), um dos aliados de primeira hora do presidente, também foi exonerado de seu cargo como Secretário Especial da Cultura.

Os cargos estarão vazios até a próxima nomeação dos indicados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023. Na publicação, a saída dos dois ministros foi solicitada “a pedido”.

No último dia 21 dezembro, o ex-capitão já havia exonerado o ministro das Comunicações, o deputado Fábio Faria (Progressistas). Na última posse presidencial, quando Bolsonaro assumiu a Presidência, os ministros do ex-presidente Michel Temer (MDB) só foram exonerados no dia 1 de janeiro de 2019.

Até então, segundo o colunista Lauro Jardim, do O Globo, a expectativa é de que Bolsonaro deixe o país entre hoje e amanhã, considerando que ninguém espera a sua participação posse do petista. Caso isso ocorra, será a primeira vez que um presidente não transfere a faixa presidencial desde o ex-presidente, o militar João Figueiredo (PDS), que governou o último mandato da ditadura militar. O presidente deve viajar para os Estados Unidos.

Veja a lista dos exonerados:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link