Taxa extra na conta de luz acaba e preços devem cair

Atualizado em 6 de abril de 2022 às 21:27
Taxa extra na conta de luz acaba e preços devem cair. Foto de um papel de uma conta de luz embaixo de uma lâmpada.
Taxa terá fim no dia 16 de abril. Foto: Thiara Montefusco

O governo do presidente Bolsonaro (PL) anunciou que irá antecipar para o dia 16 de abril o fim da bandeira de Escassez Hídrica na conta de luz, que foi criada durante a crise em 2021. A taxa extra representava um custo adicional de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos pelas residências.

O anúncio foi dado pelo próprio chefe do Executivo através das redes sociais nesta quarta-feira (6). A redução foi estimada em cerca de 20% nos gastos com a conta de luz, embora não tenha sido explicada a origem do cálculo da taxa.

Marcada para o dia 1° de maio, a data foi antecipada para 16 de abril. A divulgação da nova data foi feita em meio à crise na Petrobras, que ainda está formalmente sem um presidente desde que Joaquim Silva e Luna foi exonerado.

Leia mais:

1 – Decreto de Bolsonaro pode aumentar conta de luz novamente; entenda

2 – MP de Bolsonaro permite taxa extra para encarecer conta de luz

3 – Bolsonaro prepara medida para evitar “tarifaço” na conta de luz em ano eleitoral

Taxa na conta de luz foi criada para cobrir custos na geração de energia por termelétricas

A taxa extra foi criada para cobrir custos na geração de energia gerada por termelétricas, que tem uma produção de energia mais cara. Quase todo o parque de termelétricas foi acionado no país durante a crise hídrica.

“Em 2021 o Brasil enfrentou a pior seca dos últimos 91 anos. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o governo teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados”, disse Bolsonaro nas redes sociais.

O Ministério de Minas e Energia disse em nota que “O retorno da bandeira verde resultará em uma redução média da ordem de 20% na conta de luz do consumidor residencial, o que retrata o compromisso do Governo Federal em garantir o abastecimento energético com competência, segurança e ao menor custo para toda sociedade brasileira.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link