Apoie o DCM

Bolsonaro prepara medida para evitar “tarifaço” na conta de luz em ano eleitoral

Bolsonaro quer diminuir preço da conta de luz em ano eleitoral
O presidente da república, Jair bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Foto: Agência Brasil

O governo Bolsonaro está preparando um novo socorro ao setor elétrico para evitar um “tarifaço” na conta de luz em 2022, ano eleitoral. O Executivo prepara um empréstimo que deve ficar em torno de R$ 15 bilhões. Será usado para bancar medidas emergenciais e evitar falhas no fornecimento de energia. O objetivo é amenizar o aumento nas tarifas de energia no próximo ano.

É previsto um reajuste de 21% na conta de luz em 2022. A ideia é conter esse avanço no ano eleitoral. Porém, a fatura chegará no futuro. O empréstimo será diluído nas contas de luz em um prazo de quatro a cinco anos.

A operação será criada por meio de Medida Provisória (MP), prevista para ser publicada no início da próxima semana. Ela será regulamentada por meio de decreto.

Leia mais:

1 – Sem decolar na pesquisa, Ciro Gomes não joga a toalha

2 – Sara Winter diz que Bolsonaro foi uma “grande ilusão” e “não tem nenhum poder”

3 – Jogadores e diretoria do Palmeiras se irritam com Bolsonaro

Na prática, consumidor pagará pelo próprio desconto de luz

Apesar de aliviar a fatura no próximo ano, o consumidor ainda terá que pagar pelo desconto. A fatura será diluída nos próximos anos, mas não terá impacto imediato em 2022. A ideia tem motivação eleitoral, já que falhas no abastecimento ou um aumento do preço poderiam ter um alto custo político para a reeleição do mandatário.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link