Bolsonaro foge da Paulista para evitar fiasco de público

Atualizado em 1 de maio de 2022 às 16:44
Foto de um telão na Avenida Paulista mostrando o presidente Bolsonaro em uma videochamada.
Fala do presidente ocorreu por videochamada e transmitida em um telão na Paulista. Foto: Hyndara Freitas/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma aparição rápida e discreta durante a manifestação organizada por bolsonaristas na Avenida Paulista.  Por chamada de vídeo, ele disse à sua base de extrema-direita que era uma “satisfação muito grande cumprimenta-los”, e que o Brasil tem um governo que “acredita em Deus, respeita os familiares, defende a família”. De acordo a Polícia Militar apenas três mil pessoas compareceram.

A manifestação teve início às 14h, mas Bolsonaro só veio aparecer de forma remota às 15h15. Antes, dois carros de som do movimento “Nas Ruas” informavam que o presidente iria participar do evento, mas não se sabia que ocorreria de forma online.

Aliados do chefe do Executivo estavam confirmados para participar do evento, como os deputados Daniel Silveira (PTB-RJ), Carla Zambelli (PL-SP) e coronel Tadeu (PL-SP).

Bolsonaro disse que deve “lealdade” aos manifestantes

Na Avenida Paulista, o presidente apareceu em um telão que projetou a videochamada para quem estava acompanhando nas ruas. “Uma satisfação muito grande poder cumprimenta-los nessa manifestação pacífica em defesa da constituição, da família e da liberdade. Devo lealdade a todos vocês, temos um governo que acredita em Deus, respeita os seus militares, defende a família e deve lealdade ao seu povo”, disse.

“Quero cumprimentar o pessoal que está aqui na manifestação pacífica em defesa da Constituição, da democracia e da liberdade. Então, parabéns a todos de Brasília e aos manifestantes de todo o Brasil, que hoje estarão nas ruas. Estamos juntos, o Brasil é nosso. Deus, pátria e família”, acrescentou.

Bolsonaro em Brasília

O presidente, no entanto, esteve no ato na Esplanada dos Ministérios. Ele ignorou a recomendação de seus aliados para não comparecer nos atos em desagravo a Daniel Silveira (PTB-RJ), por possíveis discursos radicalizados que possam acentuar a crise entre os Poderes.

O presidente chegou ao local por volta das 11h30, cumprimentou apoiadores e disse que passou pelo local para “cumprimentar o pessoal pela manifestação pacífica pela Constituição, democracia e liberdade” e foi embora cerca de 10 minutos depois, sem discursar. Imagens mostraram o fiasco que foi a manifestação.

Um dia antes Bolsonaro convocou seus aliados para participarem de atos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo, 1° de Maio, durante evento oficial neste sábado (30) em Uberaba (MG).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link