Como Bolsonaro reagiu à greve dos caminhoneiros: “Foi o MBL que organizou?”

Atualizado em 2 de novembro de 2021 às 10:01
Bolsonaro greve caminhoneiros mbl
Bolsonaro zombou da greve dos caminhoneiros

Bolsonaro reagiu com bastante bom humor quando ficou sabendo que a greve dos caminhoneiros flopou. Prevista para acontecer ontem (1º), a paralisação não alcançou grande adesão dos profissionais da área. Na Itália, o presidente acompanhava de longe os riscos que a greve poderia trazer. Internamente, ele temia que uma alta adesão pudesse gerar outra crise e até desabastecimento. Não foi o que aconteceu.

No meio da tarde, um ministro contou ao presidente que a greve não teve o número necessário. Isso porque, o governo federal articulou durante boa parte da semana passada para isso acontecer. Ciro Nogueira e Onyx Lorenzoni conversaram pessoalmente com empresários donos de transportadoras. Eles avaliavam que, sem os patrões, os empregados não teriam coragem de parar tudo. E acertaram.

Para piorar, decisão judicial acabou impedindo uma estratégia muito difundida em 2018. Com uma liminar, os caminhoneiros ficaram impedidos de bloquear estradas e, com isso, a greve perdeu visibilidade. Para muitos dos líderes sindicais, a estratégia governista funcionou pelo medo que muitos estavam de perder o emprego. “A gente percebeu que houve chantagem”, afirmou um deles sob a condição de anonimato.

Leia mais:

1 – Jovem Pan volta atrás sobre contratação de Alexandre Garcia

2 – Candidatura de Simone Tebet é tratada como jogo de cena do MDB

3 – Economia brasileira: passado, presente e futuro

A reação de Bolsonaro

Bolsonaro recebeu uma mensagem de um de seus ministros no fim da tarde. Foi ali que ele soube que a greve havia flopado e que não havia atingido nem 15% das expectativas de líderes sindicais. Em tom de brincadeira, o presidente respondeu com bom humor. “Foi o MBL que organizou”. A frase foi confirmada por uma fonte no Planalto.

Neste cenário, todo o governo respirou aliviado. A partir de agora, a compreensão é de que haverá mais tempo e gordura para negociar. Sem que os caminhoneiros tenham a força que julgavam ter, é possível sentar à mesa. Mas, enquanto Bolsonaro zombava da greve, caminhoneiros se articulavam para minar o apoio do grupo ao presidente nas próximas semanas. É esperar para ver.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.