Bolsonaro quer contratar Instituto de Pesquisa que falsifique resultado e o mostre na liderança

Atualizado em 16 de dezembro de 2021 às 23:16
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro.
Foto: Adriano Machado/Reuters

Incomodado com com os resultados ruins das pesquisas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não aguenta mais ver a distância entre ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentar.

Segundo apurou o DCM, o mandatário, com incentivo de aliados, pretende contratar um “Instituto de Pesquisa” que falsifique resultados e o mostre na liderança. Seria uma espécie de instituto próprio para as sondagens.

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, inclusive já está ciente do assunto. O motivo é que os recursos para pagamento das esquisas de intenção de voto não podem ser pagos com recursos públicos, e sim pelo próprio partido.

Leia também:

1- Câmara aprova isenção de IPTU para templos e igrejas

2- Câmara aprova urgência para votação de proposta que cria Lei Paulo Gustavo

3- Presidente ficou irritado com a aprovação da Lei Paulo Gustavo

Bolsonaro já iniciou as sondagens

Integrantes do governo já começaram com as sondagens. O Paraná Pesquisas foi um dos envolvidos. Em conversas, a avaliação dos pesquisadores do instituto é a de que a diferença de Bolsonaro para Lula fica entre 6 e 10 pontos e que o presidente não teria menos de 25% das intenções de voto.

Aliados de Bolsonaro, contudo, acreditam que os resultados das diversas pesquisas estão muito acima das que eles têm realizado. Para eles, a eleição de 2022 será em dois turnos, não existindo a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno.

Na mesma semana das afirmações, uma pesquisa um tanto quanto surpreendente mostrou resultados indiscutivelmente espantosos. De acordo com o Brasmarket Inteligência e Pesquisa, Bolsonaro, com 34,8%, fica à frente de Lula, que obteve 19% das preferências. Moro alcançou 7,8% e Ciro, 5,2%.

O tal instituto diz que realizou este mês 4,6 mil entrevistas telefônicas em todo o Brasil e a margem de confiança do resultado seria de 95%. Porém, mostrou resultados que só os bolsonaristas raiz levarão a sério.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link