Governo Bolsonaro não demarcou nenhuma terra indígena em três anos de mandato. A informação é da Coluna de Guilherme Amado no site Metrópoles.
LEIA MAIS:
1 – Comandante da Marinha alemã renuncia após defender Putin na Ucrânia
2 – Lenio Streck zomba de defesa de Moro e lembra: “Quem era o juiz?”
3 – Camargo nega volta de Elza Soares como personalidade da Palmares: “Fake news”
Bolsonaro contra os indígenas
Essa marca é a pior desde a ditadura militar e cumpre uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro. O presidente da República odeia os indígenas.
Fundação Nacional do Índio (Funai) alegou que a pandemia tem atrapalhado atividades de campo relacionadas às demarcações, mas não explicou por que o resultado segue nulo.
No mês de agosto do ano passado, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, foi à Câmara defender a exploração econômica em terras indígenas, o que é rechaçado por ambientalistas.
Além disso, o presidente gera temor em seus extremistas. Bolsonaristas temem “abandono” do presidente Jair Bolsonaro aos que não fazem parte do PL. Alianças em formação e preferências políticas do cacique Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, geraram a crise no seio da organização extremista em torno de Bolsonaro.
Presidente da República se filiou ao PL em novembro de 2021 e deve priorizar apoiar candidatos do partido na campanha eleitoral. Parte dos políticos aliados do presidente que estão fora do PL está apreensiva com a possível falta de apoio dele no momento decisivo de angariar votos.